17 abril 2012

EXERCÍCIOS DE ACENTUAÇÃO E CRASE






Eu Não o Conheci

     Meu filho foi embora e eu não o conheci. Acostumei-me com ele em casa e me esqueci de conhecê-lo. Agora que sua ausência me pesa, é que vejo como era necessário tê-lo conhecido.
     Lembro-me dele. Lembro-me bem em poucas ocasiões.
Um dia, na sala, ele me puxou a barra do paletó e me fez examinar seu pequeno dedo machucado. Foi um exame rápido.
     Uma outra vez me pediu que lhe consertasse um brinquedo velho. Eu estava com pressa e não consertei. Mas lhe comprei um brinquedo novo. Na noite seguinte, quando entrei em casa, ele estava deitado no tapete, dormindo e abraçado ao brinquedo velho. O novo estava a um canto.
     Eu tinha um filho e agora não tenho mais porque ele foi embora. E este meu filho, uma noite, me chamou e disse:
     - Fica comigo. Só um pouquinho, pai.
     Eu não podia; mas a babá ficou com ele.
     Sou um homem muito ocupado. Mas meu filho foi embora. Foi embora e eu não o conheci.
(Osvaldo França Júnior)

* Observação: Todas as questões de acentuação  devem seguir as mudanças previstas na reforma ortográfica.

01. Questão- A partir do texto, justifique a acentuação das seguintes palavras:

a. conhecê-lo ..........................................................................................................

b. ausência..............................................................................................................

c. paletó ..................................................................................................................

d. rápido .................................................................................................................

02. Devem ser acentuadas todas as palavras da opção:
a) taxi - hifens - juri
b) ritmo - item - lapis
c) album - biquini - polen
d) juriti - gratis - traz
e) açucar - seminu - molestia

03. Chegou-se _____ conclusão de que a escola também é importante devido _____ merenda escolar que é distribuída gratuitamente _____ todas as crianças.
a) à - à - à
b) a - à - a
c) a - à - à
d) à - à - a
e) à - a - a

04. “Ele foi ___ cidade; dirigiu-se ___ referida pensão e aí, pondo-se ___ vontade, pediu ___ criada um farto
cozido ___ portuguesa”:
a) à – à – a – a – à
b) à – a – a – a – à
c) a – a – a – à – à
d) à – à – à – à - à
e) à – a – a – à - à

05. “____ esperança jamais _____ de acabar enquanto você tiver forças para vencer ____ decepções, e muita
energia para superar ____ dificuldades ____ que todos estamos sujeitos:
a) A – há – as – as – a
b) À – há – às – as – à
c) Ha – a – as – as – a
d) A – há – às – as – à
e) A – a –  as – às – à

 06. Passe as palavras sublinhadas para o plural e faça as devidas alterações:
a. Ela crê em Deus.
....................................................................................
b. Ele não tem medo de nada.
....................................................................................
c. Ele se esqueceu de algum hífen.
....................................................................................
d. O bom cidadão mantém sua educação.
...................................................................................

07. Assinale a série em que todos os vocábulos devem receber acento gráfico:
a) jiboia, item, Venus
b) hifen, estrategia, albuns
c) apoio (subst.), reune, faisca
d) nivel, orgão, tupi
e) pode (passado), obte-las, tabu

8. Releia o texto e responda as seguintes questões: O texto de Osvaldo França Júnior é uma narrativa ficcional, no entanto ela pode ser aplicada à vida real? sim ou não? por quê?   


.............................................................................................
.............................................................................................
............................................................................................
...........................................................................................
..........................................................................................


Nenhum comentário:

Postar um comentário

FIM DA JORNADA!!