Pular para o conteúdo principal

ELEMENTOS DE COESÃO

RELAÇÃO DE SENTIDO
ELEMENTOS DE COESÃO

Causa 
porque, pois, por, porquanto, dado, visto, como, por causa de,  devido a, em vista de, em virtude de, em face de, em razão de,  já que, uma vez que, visto que, dado que.
Consequência
tão, tal, tamanho, tanto que, de modo que, de maneira que, de  sorte que, por conseguinte, logo, portanto, pois, assim sendo,  assim, como resultado.
Condição
se, caso, mediante, sem, salvo contanto que, desde que, a não  ser que, exceto se
Finalidade
para, porque para que, a fim de que, a fim de, com a intenção  de, com o propósito de, com o fito de, com o intuito de.
Prioridade,  relevância
em primeiro lugar, antes de mais nada, acima de tudo, precipuamente, mormente, principalmente, sobretudo.
Oposição
 mas, porém, contudo, todavia, entretanto, conquanto, no  entanto, apesar de, a despeito de, não obstante, malgrado a,  sem embargo de, se bem que, mesmo que, ainda que, em que pese, posto que, por mais que, por muito que, muito embora.
Comparação
 como, qual, do mesmo modo, como se, assim como, tal como, da mesma forma, sob o mesmo ponto de vista, semelhantemente, similarmente, de maneira idêntica, igualmente, por analogia, assim também.
Tempo , ordem, sucessão
quando, enquanto, apenas, mal, logo que, assim que, depois que, desde que, todas as vezes que, sempre que, então, enfim, logo depois, imediatamente, logo após, a princípio, posteriormente, em seguida, atualmente, hoje, constantemente, às vezes, ocasionalmente, raramente, nesse ínterim, nesse meio tempo, enquanto isso
Certeza,  ênfase
de certo, por certo, certamente, indubitavelmente,  sem dúvida, inegavelmente, com toda a certeza.
Dúvida
talvez, provavelmente, possivelmente, quiçá, é provável, não é  certo, se é que, quem sabe?
Surpresa, imprevisto
inesperadamente, inopinadamente, de súbito, imprevistamente,  surpreendentemente
Propósito, intenção,  finalidade
com o fim de, a fim de, com o propósito de, propositadamente, de propósito, para que; intencionalmente
Contraste, restrição, ressalva
pelo contrário, em contraste com, salvo, exceto, menos , conquanto, porém, todavia, embora, apesar de, entretanto.

Proporção
à proporção que, à medida que, ao passo que, quanto mais...mais/menos.
Conformidade
como, consoante, conforme, segundo,  de acordo com, em  conformidade com.
Alternância
 Ou, nem ... nem, ou... ou, ora... ora, quer... quer, seja... seja.
Adição, continuação
e, nem (= e também não) não só... mas também, tanto... como,  não apenas ... como, além disso, ademais, outrossim, ainda mais, por outro lado, também, inclusive
Lugar, proximidade, distância
perto de, próximo a ou de, dentro, fora, mais adiante, além, este,esse, aquele, aquém de.

Ilustração, esclarecimento
por exemplo,  isto é, quer dizer, em outras palavras, ou por outra, a saber, ou seja, o que equivale a.
Resumo, recapitulação,
conclusão
em suma, em síntese, em conclusão, enfim, em resumo, por último, assim, então, dessa forma.
Afirmação
A verdade é que, o fato é que, é inquestionável que, o certo é que , sabe-se que, é notório que, é de conhecimento comum que.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EXERCÍCIOS - ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS E ADJETIVAS

EXERCÍCIOS SOBRE ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS

01. A opção em que a oração subordinada pode ser considerada adverbial condicional é: a) Desde que o vi, me apaixonei. b) Desde que tenho muito trabalho hoje, não poderei sair. c) Permanecerei aqui, desde que você permaneça. d) Diga-me se a proposta lhe interessa. e) Falou sem que nos convencesse.
02. As orações subordinadas adverbiais assinaladas estão classificadas. assinale a alternativa cuja classificação esteja errada: a) “Nunca chegará ao fim por mais depressa que ande.” (oração subordinada adverbial concessiva) b) “Era tal a serenidade da tarde que se percebia o sino de uma freguesia distante, dobrando a finados.” (oração subordinada adverbial consecutiva). c) Mesmo que faça calor, não poderemos nadar. (oração subordinada adverbial concessiva) d) Ela era tão medrosa, que não saía de casa. (oração subordinada adverbial comparativa) e) Se tudo correr bem, levar-te-ei à Europa. (oração subordinada adverbial condicional)
03. No período: "Era tal a serenidade da tarde, que se percebia o sin…

EXERCÍCIOS - FUNÇÕES DA LINGUAGEM

01. Assinale a alternativa em que a função apelativa da linguagem é a que prevalece: A) Trago no meu peito um sentimento de solidão sem fim... sem fim... B) “Não discuto com o destino o que pintar eu assino.” C) Machado de Assis é um dos maiores escritores brasileiros. D) Conheça você também a obra desse grande mestre. E) Semântica é o estudo da significação das palavras. 02. Identifique a frase em que a função predominante da linguagem é a REFERENCIAL: A) Dona Casemira vivia sozinha com seu cachorrinho. B) Vem, Dudu! C) Pobre Dona Casemira... D) O que ... O que foi que você disse? E) Um cachorro falando? 03. A função metalinguística predomina em todos os fragmentos, exceto em: A) “Amo-te como um bicho simplesmente de um amor sem mistério e sem virtude com um desejo maciço e permanente.” (Vinicius de Morais) B) “Proponho-me a que não seja complexo o que escreverei, embora obrigada a usar as palavras que vos sustentam.” (Clarice Lispector) C) “Não narro…