24 fevereiro 2012

EXERCÍCIOS - PREDICADO




















01. Assinale a alternativa em que aparece predicado verbo-nominal:
a) "Nesse samba te proclamo majestade do universo."
b) O homem doou os agasalhos aos necessitados.
c) Após o toque permaneceram na sala os alunos.
d) "Brasil és no teu berço dourado o índio civilizado.”
e) "Lutar com palavras é a luta mais vã.”

02. Onde há predicado verbo-nominal?
a) Devolva os documentos ao diretor.
b) Renata ficou feliz.
c) Ela confia em você.
d) A notícia deixou-o preocupado.
e) Os viajantes partiram ontem.

03. O professor entrou apressado. Os grifos indicam:
a) predicado nominal.
b) predicado verbo-nominal.
c) predicado verbal.
d) objeto direto.
e) objeto indireto

04. Identifique a alternativa errada em relação à classificação dos predicados das orações a seguir:
a) Todos nós consideramos a sua atitude infantil (predicado verbo-nominal)
b) A multidão caminhava pela estrada poeirenta. (predicado verbo-nominal)
c) A criançada continua emocionada. (predicado nominal)
d) A criançada continua no jardim. (predicado nominal).
e) Demitiram o secretário da instituição. (predicado verbal)

05. Analise as orações e assinale a alternativa correta:
I. Paulo está adoentado.
II. Paulo está no hospital.

a) O predicado é verbal em I e II.
b) O predicado é nominal em I e II.
c) O predicado é verbo-nominal em I e II.
d) O predicado é verbal em I e nominal em II.
e) O predicado é nominal em I e verbal em II.

06. Assinale a alternativa em que apareça predicado verbo-nominal.
a) A chuva permanecia calma.
b) A tempestade assustou os habitantes da vila.
c) Paulo ficou satisfeito.
d) Os meninos saíram do cinema calados.
e) Os alunos estavam preocupados.

07. Observe a oração abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
“A inspiração é fugaz, violenta.”
Podemos afirmar que o predicado é:
a) Verbo-nominal, porque o verbo é de ligação e vem seguido de dois predicativos.
b) Nominal, porque o verbo é de ligação.
c) Verbal, porque o verbo é de ligação e são atribuídas duas características ao sujeito.
d) Nominal, porque o verbo tem significação completa e apresenta adjuntos adnominais e dois predicativos.
e) Verbo-nominal porque apresenta um predicativo seguido do objeto direto.

08. Sobre o exemplo: "A lua brilhou alegre no céu", afirmamos:
I. O verbo brilhar é intransitivo.
II. O verbo brilhar é transitivo direto.
III. O verbo brilhar é transitivo indireto.
IV. O predicado é nominal.
V. O predicado é verbal.
VI. O predicado é verbo-nominal.

a) Estão corretas I e VI.
b) Estão corretas I e V.
c) Estão corretas II e V.
d) Está correta apenas IV.
e) Estão corretas III e VI.

09. Ocorre predicado verbo-nominal em:
a) A tua resposta não é verdadeira.
b) O cão vadio virou a lata de lixo.
c) Viraram moda os jogos eletrônicos.
d) Todos permaneçam em seus lugares.
e) Pensativo e triste vinha o rapaz.

10. Indique a alternativa em que o predicado é verbo-nominal:
a) O soldado foi encontrado morto.
b) Aquele homem tornou-se milionário.
c) Hoje é dia 20 de novembro.
d) Alguns jogadores estão contundidos.
e) Os alunos parecem desinteressados.

11. Assinale uma das alternativas em que aparece um predicado
verbo-nominal:
 a) Os viajantes chegaram cedo ao destino.
b) Demitiram o secretário da instituição.
c) Nomearam as novas ruas da cidade.
d) Compareceram todos atrasados à reunião.
e) Estava irritado com as brincadeiras.

12. Assinale a alternativa correta em relação à classificação dos predicados das orações abaixo:
I- Saíram ele e ela.
II- Sua terra está completamente mudada.
III- Achei calma a aluna.

a) I predicado verbal; II - predicado nominal; III - predicado verbo-nominal.
b) I predicado nominal; II predicado verbo-nominal; III predicado verbal.
c) I predicado verbo-nominal; II predicado verbal; III predicado nominal.
d) I predicado verbo-nominal; II predicado nominal; III predicado verbal.
e) I predicado nominal; II - predicado verbal; III - predicado verbo-nominal.


13. Assinale a alternativa correta em relação à classificação dos predicados das orações abaixo:
I- Olhei a aluna na janela.
II- Aqui se trabalha.
III- Ninguém saiu hoje satisfeito.

a) I predicado verbal; II - predicado verbal; III - predicado verbo-nominal.
b) I - predicado nominal; II predicado verbal; III predicado verbo-nominal.
c) I predicado verbo-nominal; II predicado verbal; III predicado nominal.
d) I predicado verbo-nominal; II predicado nominal; III predicado verbal.
e) I - predicado nominal; II - predicado verbal; III - predicado verbo-nominal.

14. Aponte a frase de sujeito simples e predicado verbo-nominal.
a) A jovem passeava tranquilamente.
b) Mariana fez o concurso esperançosa.
c) Existem grandes possibilidades.
d) Paulo e Marcelo estudam animados.
e) Os cientistas retomaram da gruta às pressas.

15. Assinale a alternativa em que há uma oração com predicado
verbo-nominal:
a) O mar estava calmo naquela manhã.
b) Nenhum navio partiu ontem.
c) Achei esse sujeito muito antipático.
d) O homem ficou furioso com a brincadeira.
e) Ele terminou o trabalho ontem à tarde.


GABARITO:

1A - 2D - 3B - 4D - 5E - 6D - 7 B - 8A - 9E - 10A - 11D - 12A - 13A - 14B - 15C


*************************************************************




94 comentários:

  1. Anônimo10:32 AM

    Porque essa frase: "achei esse sujeito muito antipatico" é a que possui predicado verbo-nominal?? se puder explique com detalhes pra mim.. obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo12:58 PM

      Achei não é um verbo exclusivamente nominal.

      Excluir
    2. Bom, pra ser um verbo nominal tem que ter um predicativo do sujeito ou do objeto, e um verbo que pode ser transitivo ou intransitivo.
      Nesse caso a frase: ''Achei esse sujeito muito antipático'' ,
      Achei - VTD (verbo transitivo direto)
      Esse Sujeito - OD (objeto direto)
      Muito Antipático - PO (predicativo do objeto, pois muito antipático se refere ao sujeito que é o objeto)


      Espero ter ajudado, pois essa frase tem no meu caderno!!!

      Excluir
    3. Anônimo3:09 PM

      Concordo em ela porque vou ter uma prova amanha, e a professora explicou a mesma coisa que ela esta falando.
      E foi melhor ate pra mim que aprende mais! obrigado

      Excluir
    4. Anônimo10:54 AM

      Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    5. Anônimo7:14 PM

      Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    6. Anônimo3:55 AM

      Mas o sujeito da oração comentada acima não seria o pronome "eu" ? O caso acima não seria diferente do que ocorre em "Cheguei cansado do trabalho.", onde, de fato, teríamos um predicado verbo-nominal?

      Excluir
    7. babaca...
      #YloveDeus

      Excluir
    8. babaca...
      #YloveDeus

      Excluir
    9. "achei esse sujeito muito antipatico"
      Bom para analisar se o Sujeito é Verbo-Nominal tenho uma DICA; Desmembre a frase da seguinte maneira. ( Achei esse sujeito= Verbo achei é Intransitivo logo passível de ser predicado verbal. E na outra parte ( E ele era muito antipático) ligado por verbo de ligação , o que fica subentendido na frase, então o predicado é Verbo-Nominal.

      Eu analiso assim e acerto todas não sei se vocês acharam mais fácil.

      Excluir
    10. Anônimo3:11 PM

      Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    11. Para alcançar algumas respostas é preciso destrinchar a oração num todo.
      Para matar a dúvida, primeiro você encontra o verbo ("achei"), então você faz a pergunta "que" ou "o que" antes do verbo para achar o sujeito.
      Quem achou esse sujeito muito antipático?
      O sujeito do verbo "achei" é "eu", mas não aparece pois se trata de um sujeito oculto.
      Então:
      (Eu) achei esse sujeito muito antipático.
      O verbo "achei" é transitivo, porque precisa de complemento para ter sentido. Se você chegar para mim, do nada, e dizer" Achei", eu vou perguntar " achou o que?" Esse verbo, sozinho, não faz sentido, preciso saber o que você "achou". Então, o fato de você precisar me dizer o que "achou" quer dizer que o verbo é transitivo, ou seja precisa de um complemento para fazer sentido.
      Logo, perguntamos "o que" depois do verbo para encontrar o complemento:
      "Achei o que?"
      Resposta: esse sujeito.
      O verbo achar é chamado de verbo de ação ou significativo, então não se trata de predicado nominal, para isso, deveríamos ter algum verbo de estado ou ligação.
      Mas você pode me dizer, e o predicado verbo-nominal?
      Destrinchando sua análise, só teríamos predicado verbo-nominal se "era muito antipático" se referisse ao sujeito da oração (sujeito oculto: eu), o que não é o caso, pois "muito antipático" se refere ao "sujeito" que é objeto direto, portanto "muito simpático é predicativo (qualidade) do objeto.

      Excluir
    12. Quando a oração indicar predicativo (qualidade-defeito-modo de estar)e não tiver verbo de ligação (ser-estar-parecer-permanecer-continuar-andar). Portanto a oração tem predicado verbo-nominal.

      Excluir
  2. Anônimo7:36 AM

    Q coisa chata de nerd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo10:57 AM

      Coisa Chata De Nerd? Estou aqui Para aprender e conseguir tirar um 10 na minha Prova! Isso Me ajuda e Muito. Entao "Essa Coisa Chata" Me Da Futuro!

      Excluir
    2. Anônimo2:29 PM

      Concordo

      Excluir
    3. Isso é para quem quer aprender. Se n se interessa, me pergunto oq anda fazendo por esse site -.-

      Excluir
    4. Anônimo8:30 AM

      essa coisa chata de que vc esta falando é seu futuro ao invés de estar jogando estamos estudando pq nós nos preocupamos com nosso futuro coisa que pelo visto vc nao se preocupa

      Excluir
    5. Anônimo3:00 PM

      Ótimo pra vc essa coisa de nerd garante meu futuro e você deve ser um desleixado que ta cagando e andando para as provas no futuro vc vai estar se matando com dívidas e vai se lembrar que vc disse " que coisa chata de nerd " ;)

      Excluir
    6. Anônimo2:11 PM

      vamo bota pra quebra com esse sem futuro so porque é anonimo acha que pode tudo

      Excluir
    7. Anônimo3:14 PM

      seu @#!#@!#@!#@# vai toma no @#!@#!@#!@#! no $#!#!@#!@#! pois se vc nao quer um emprego a por#$@#$@# do problema é seu

      Excluir
    8. Anônimo3:50 PM

      Se é coisa de nerd o que você está fazendo aqui? que eu saiba esse site é para estudar,porém você está comentando uma coisa que não tem nada a ver com o que está sendo proposto no site,eu estou aqui para aprender e te meu futuro garantindo,não posso dizer o mesmo de você.

      Excluir
    9. Anônimo9:44 AM

      Olha que se "coisa de nerd" e "coisa chata" para você combina, o que está fazendo nesse site? Aqui é uma plataforma virtual de aprendizagem gratuita e, se você não está aqui para estudar as tais "coisas de nerd", o que está fazendo além de gastar os poucos neurônios que você ainda tem para escrever uma frase completamente estúpida? Eu sou "nerd" e tenho orgulho de ser, 1000 vezes melhor do que ser alguém ignorante como você! Então com licença que eu tenho coisa mais útil a fazer do que ficar argumentando com gente que nem entende uma palavra do que eu digo.

      Excluir
  3. Anônimo7:39 AM

    Q noob dead !

    ResponderExcluir
  4. Anônimo5:20 AM

    Por que a frase 'a lua brilhou alegre no céu' tem o predicado verbo-nominal? Por Favor me explique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo4:08 AM

      pois ela apresenta um nome e um verbo !!

      Excluir
    2. Por que "A lua" é o sujeito e alegre e predicativo de "A lua" ou seja os nucleos são "brilhou" e "alegre"

      Excluir
    3. Na verdade é porque para ser Predicado Verbo-Nominal necessita de um verbo significativo e um predicado do objeto ou do sujeito.Portanto:
      "brilhou"[Verbo Significativo]
      "alegre"[Predicativo do Sujeito(a lua)]

      Excluir
    4. Anônimo5:25 AM

      Essa coisa chat q vc la di cima disse mim da futuro e na minha ultima prova mim dei bem pq eu olhei aq e prestei atensao no a prof disse . poxa vc tem e q agradecer

      Excluir
    5. 'a lua brilhou alegre no céu' Sugiro desmembrar a oração Ex; '"A lua brilhou" verbo brilhou é Intransitivo, logo é passível de ser Verbal. A outra parte da oração ( e estava alegre no céu) sugiro tentar encaixar o verbo ( ser) na oração se tiver sentido a oração vai ser Verbo-Nominal. Oração completa como ficaria( A lua brilhou e estava alegre no céu)
      assim fica mais fácil a aprendizagem .

      Excluir
  5. Anônimo4:48 AM

    a lua o sujeito e brilhou o predicado verbal pois brilhou dez uma ação

    ResponderExcluir
  6. Anônimo10:40 AM

    De acordo com o gabarito "A criançada continua no jardim" não é nominal (questão 4). Por quê?

    &

    Por que "Paulo está no hospital" é verbal?(questão 5)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 02. Onde há predicado verbo-nominal?
      a) Devolva os documentos ao diretor.
      b) Renata ficou feliz.
      c) Ela confia em você.
      d) A notícia deixou-o preocupado.
      e) Os viajantes partiram ontem.

      Nessa questão, a resposta é realmente esta? veja bem.
      Observe a análise: Quem deixou o preocupado? A notícia - nesse caso noticia é o sujeito.
      O *preocupado* está ligado no ( o ), e ele é um objeto direto. Nesse caso, Deixou -o preocupado - não seria um objeto direto?

      Ja que preocupado se liga no objeto direto, e nao no sujeito, como pode ser predicado verbal e nominal?

      Corrija-me se eu estiver errado. Obrigado

      Excluir
    2. Correto. O "-o" nesso caso é sim um objeto direto e preocupado se liga ao "-o" . Preocupando é portanto, nesse caso, predicativo do objeto. Trata-se portanto de um predicado verbo nominal
      Obs: para ser predicado verbo nominal deve haver dois núcleos: um verbo e um nome, que neste último caso é um predicativo que pode ser tanto predicativo do sujeito quanto predicativo do objeto. abrss

      Excluir
    3. Anônimo7:14 AM

      Porque isso é uma ação, ela não está doente (se a frase fosse:ela está doente, seria nominal) nem nada, ela esta no hospital. Desculpe pela explicação ruim.

      Excluir
    4. A justificativa é o valor semântico do verbo estar em cada fase. Na primeira, Paulo está adoentado. Ou seja, o verbo está indica um estado de saúde passageiro - pelo menos assim espero para paulo (Afinal quem merece ficar doente o tempo todo,nāo é?). Todavia, na segunda assertiva, o verbo estar assume outra conotaçāo: Paulo está no hospital. Neste caso, está tem sentido de encontra-se. Ou seja, ele nāo tem o sentido passageiro usual que por vezes o verbo estar conota, pois indica literalmente que paulo se encontra no hospital. É algo "concreto". Espero ajudar porque demorei para entender e, caso tivesse encontrado alguma explicaçāo do tipo, teria perdido menos tempo.

      Bons estudos. Continue firme!!!!

      Excluir
    5. Olá, Rômulo.

      Parece-me melhor se você se utilizar do seguinte macete:
      "Paulo está adoentado.", adoentado é uma característica de Paulo (predicativo do sujeito), daí predicado nominal.
      " Paulo está no hospital.", no hospital indica lugar (adjunto adverbial), daí predicado verbal.

      Um abraço!

      Excluir
  7. 14. Aponte a frase de sujeito simples e predicado verbo-nominal.
    a) A jovem passeava tranquilamente.
    b) Mariana fez o concurso esperançosa.
    c) Existem grandes possibilidades.
    d) Paulo e Marcelo estudam animados.
    e) Os cientistas retomaram da gruta às pressas.

    A resposta não seria a letra A? Pois o 'passeava' da sentido que ela estava andando, e o tranquilamente como a maneira que ela andava.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria que comentasse a 14! Também pensei que fosse a alternativa "A"

      Excluir
    2. Anônimo11:00 AM

      Eu também pensei isso!!
      Porem depois percebi,vejamos aqui :
      Passeava -> Verbo intransitivo
      Tranquilamente -> Adjunto adverbial de modo,porque indica ao verbo um modo

      Se fosse Predicado Verbo-Nominal,creio que seria :
      A jovem passeava e ( estava ) tranquila <-Ai sim,colocaria um modo ao sujeito e não ao verbo.

      Excluir
    3. 14. Aponte a frase de sujeito simples e predicado verbo-nominal.
      a) A jovem passeava tranquilamente.
      b) Mariana fez o concurso esperançosa.

      O verbo (Fez) é transitivo direto, que uma das exigências para ser Verbal, ou seja, (TD,I,TDI).
      Então; Mariana é (suj Simples), e desmembrando a oração temos( Mariana fez o concurso- aqui o Predicado é Verbal) na outra parte temos ( E estava esperançosa- Predicado Nominal , pois o verbo é de ligação).
      Então o predicado é verbo-nominal.

      ---
      Na primeira frase não dá para fazer o desmembramento, pois o verbo é de ligação.


      Resposta:

      Excluir
    4. Anônimo6:03 PM

      gostei das pergunta alguma estao meio confusa para min mas isso e legal pra que quer tirar um 10 na prova pq 40 nao da kkkk zua mas e pa tira 40 mas tem que estuda nao so responder

      Excluir
  8. Respostas
    1. Anônimo11:51 AM

      vai curti no facebook e nao em uma pagina de educacao!!

      Excluir
    2. Anônimo11:52 AM

      Pelo menos eu sei escrever a palavra educação corretamente

      Excluir
    3. Anônimo11:54 AM

      DEU DE BRIGA NA INTERNET NE!!

      Excluir
  9. A 10 é a letra "A" mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Sim!!! A 10 é a letra "A" mesmo!
      Na frase: "O soldado foi encontrado morto." Pode ser substituída sem alteração de sentido por: "O soldado foi encontrado e estava morto." Como pode ser notado, temos o verbo "encontrado", que é um verbo significativo(Intransitivo) já caracterizando uma oração com PREDICADO VERBAL. E o verbo "estava" é do tipo ligação, pois denota estado do soldado, que estava morto. A palavra morto, neste caso funciona como um Predicativo do sujeito, caracterizando o predicado como do tipo NOMINAL.
      Finalmente temos uma oração com PREDICADO VERBO-NOMINAL COM PREDICATIVO DO SUJEITO.
      Sendo que o núcleo do predicado verbal é: Encontrado (Verbo Intransitivo).
      E o núcleo do predicado nominal é: Morto (Predicativo do Sujeito)

      Excluir
  10. Anônimo6:37 PM

    a criança continua no jardim. predicado nominal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo11:01 AM

      Não é verbal porque '' no jardim '' n indica uma qualidade a criança e sim uma circunstância :)

      Excluir
  11. Vocês não tem nada que ficar criticando o site dos outros! Essa "Coisa chata" que vocês chamam é oque vai dar futuro pra vocês da qui pra frente! Então pensem antes de postar qualquer coisa ou até mesmo falar qualquer coisa,se vocês querem é ficar vagabundando por ai "ÓTIMO" pois não é eu! O estudo faz parte da vida,e um dia vocês vão precisar dessa coisa chata!Então não critiquem o site dos outros vc não iria gostar do seu site ter sido criticado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe um dia se vcs não vão precisar dessa coisa "CHATA"

      Excluir
    2. Anônimo6:14 AM

      isso mesmo

      Excluir
  12. Porque a frase "o soldado foi encontrado morto" é predicado verbo-nominal ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "o soldado" é sujeito. "foi" é verbo.Mas como o que vem depois "encontrado morto" se refere ao soldado, esse verbo é de ligação, não tem função de ação.Mas encontrar não, sendo assim. Verbo-nominal

      Excluir
  13. A 8 não seria a alternativa E?
    Já que o verbo BRILHOU é intransitivo indireto.
    A LUA: sujeito simples
    BRILHOU: VTI
    ALEGRE: PS
    NO CÉU: adjunto adverbial de lugar

    ResponderExcluir
  14. Anônimo5:03 AM

    Poderia me explicar porque o primeiro é letra A?
    Pois majestade não é um adjetivo,então não vai ser predicativo do objeto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não entendi, já que, se substituirmos " majestade" por um pronome a expressão "do universo" não seria necessária na oração

      Excluir
  15. A 9 é "E" mesmo?
    Achei que fosse letra "B".
    Pois na letra "E", o verbo "Vinha" não caracteriza ação, mas de estado de espírito do rapaz, portando é do tipo Ligação. Sendo assim, temos um PREDICADO-NOMINAL.
    Já na letra "B" temos um PREDICADO VERBO-NOMINAL com PREDICATIVO DO OBJETO, que é "de lixo" que caracteriza "a lata".

    ResponderExcluir
  16. Anônimo3:08 PM

    qual o predicado da frase "o homem parecia assustado"

    ResponderExcluir
  17. Anônimo7:24 AM

    11 de 15, dá pra melhorar.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo5:09 PM

    Porque a 14 não pode ser a letra D ???

    ResponderExcluir
  19. Anônimo11:22 AM

    Bem interessante uma forma bem dinâmica de aprender. Parabéns.... Só acho que deveria ter mas questões sobre os tipos de predicado....

    ResponderExcluir
  20. Anônimo4:44 PM

    muito bom esse site me ajudou bastante para estudar para a prova
    obrigada gente

    ResponderExcluir
  21. Na 4 pede pra indicar a ERRADA. Sendo segundo o gabarito a alternativa D. Alguém sabe me dizer por que está errada? Já que não há verbo de ação, como pode não ser nominal? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo11:55 AM

      A criança continua no jardim. Nessa oração o verbo continua não está indicando um estado, logo não é um verbo de ligação, e jardim é um advérbio de lugar, sendo assim o predicado não pode ser nominal.

      Excluir
  22. Anônimo9:33 AM

    Na 4 pede pra indicar a ERRADA. Sendo segundo o gabarito a alternativa D. Alguém sabe me dizer por que está errada? Já que não há verbo de ação, como pode não ser nominal? Obrigada!

    ResponderExcluir
  23. Anônimo5:02 AM

    MT obg, resolvi esse exercício enquanto estudava para prova de gramática e tirei um 10 a professora pegou metade das questões desse site... Muito agradecida pelas perguntas que pelas respostas também rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo5:05 AM

      Rsrsrs Que bom e que você tire 10 sempre sempre sempre...

      Excluir
    2. Anônimo5:07 AM

      Bom pra você eu não tenho nada a ver

      Excluir
    3. Anônimo5:11 AM

      Eitcha olha o recalque batendo aqui fia se você não tem nada a ver então para de comentar o que não te interessa

      Excluir
    4. Anônimo6:20 AM

      PARABÉNS!!!Continue assim sempre

      Excluir
  24. Anônimo5:16 AM

    Pronto não pode nem mais comentar né não recalque bate aqui hahaha ninguém quer saber se tu tirou nota boa garota agora deu����������

    ResponderExcluir
  25. A todos que expuseram seus comentários, quero registrar que o Solinguagem existe justamente com esse propósito de fomentar o estudo da língua portuguesa.

    Lamento que nem sempre posso responder a tantos questionamentos e gostaria de lembrar que o blog apresenta, sim, algumas imperfeições, mas por certo há muito mais de edificante e prestativo nele do que o contrário. Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  26. Minha dúvida é: por que na oração; nomearam as novas ruas da cidade- não pode ser predicado verbo-nominal? No caso- novas- não poderia ser predicativo do objeto? Outra dúvida: Os viajantes chegaram cedo ao destino. Os garotos chegaram cansados ao museu. Por que no primeiro exemplo é predicado verbal e no segundo verbo-nominal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos lá, então! Na oração "nomearam as novas ruas da cidade" - não pode ser predicado verbo-nominal porque não há predicativo, novas aí é adjunto adnominal, veja ( As novas ruas da cidade foram nomeadas), portanto "novas" não se trata de predicativo do objeto.
      No caso "Os viajantes chegaram cedo ao destino" também não há predicativo (condição obrigatória para o predicado verbo-nominal), note que "cedo" é adjunto adverbial de tempo. Já em "Os garotos chegaram cansados ao museu" trata-se de um é predicado verbo-nominal, pois "cansados" é predicativo. (Macete: "Os garotos chegaram E ESTAVAM cansados..., subentende-se um verbo de ligação.

      Um abraço!

      Excluir
  27. Anônimo1:53 PM

    a 6 questão não entendi alguém poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, há um macete para entender predicado verbo-nominal. A frase na questão 06 é "Os meninos saíram do cinema calados."
      Você pode entendê-la da seguinte forma:
      "Os meninos saíram do cinema (E ESTAVAM) calados."

      UM ABRAÇO!

      Excluir
  28. Como que o numero 1 é a letra A e nao a C

    ResponderExcluir
  29. "Lutar com palavras é a luta mais vã.” porque essa frase não é verbo- nominal? Me explica por favor!

    ResponderExcluir
  30. Achei esse sujeito muito antipático. Me ajude nessa frase por favor. Questão 15.

    ResponderExcluir
  31. A questão 8 está errada. A resposta correta é B. "Alegre" não se refere à lua, não é predicativo do sujeito, e sim, adjunto adverbial. "Alegre", no caso, é uma contração do advérbio alegremente. Se fosse um predicativo seria "A lua alegre brilhou" e não "A lua brilhou alegre".

    ResponderExcluir
  32. Anônimo9:18 PM

    Caraí viado,bateu a vontade de bater um punhetão pra v-bucks gratuitos

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Na número 1 com a frase "Nesse samba te proclamo a majestade do universo" eu queria uma explicação, já que " do universo" não seria um adjunto adnominal e não um predicativo do objeto?
    Pois "a majestade" se substituirmos por um pronome a expressão "do universo" não ficaria na oração, sendo, portanto, um adjunto adnominal. Queria saber se estou ou não e uma explicação

    ResponderExcluir
  36. Olá, Lws!
    "Nesse samba te proclamo majestade do universo."
    O predicativo do objeto é composto por "majestade do universo", que por sua vez apresenta o adj. adn. "do universo".
    Assim:
    1. proclamo - verbo trans.
    2. te- objeto
    3. majestade do universo - predicativo do objeto.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  37. fiquei na dúvida da questão 14, entre a letra a e b(só q eu vi os comentários e entendi)//na questão 1 também, fiquei em dúvida da letra a e d(essa realmente eu fiquei na dúvida). Se me ajudarem, agradeço 😚✌

    ResponderExcluir

FIM DA JORNADA!!