24 fevereiro 2012

Exercícios de Predicado




















01. Assinale a alternativa em que aparece predicado verbo-nominal:
a) "Nesse samba te proclamo majestade do universo."
b) O homem doou os agasalhos aos necessitados.
c) Após o toque permaneceram na sala os alunos.
d) "Brasil és no teu berço dourado o índio civilizado.”
e) "Lutar com palavras é a luta mais vã.”

02. Onde há predicado verbo-nominal?
a) Devolva os documentos ao diretor.
b) Renata ficou feliz.
c) Ela confia em você.
d) A notícia deixou-o preocupado.
e) Os viajantes partiram ontem.

03. O professor entrou apressado. Os grifos indicam:
a) predicado nominal.
b) predicado verbo-nominal.
c) predicado verbal.
d) objeto direto.
e) objeto indireto

04. Identifique a alternativa errada em relação à classificação dos predicados das orações a seguir:
a) Todos nós consideramos a sua atitude infantil (predicado verbo-nominal)
b) A multidão caminhava pela estrada poeirenta. (predicado verbo-nominal)
c) A criançada continua emocionada. (predicado nominal)
d) A criançada continua no jardim. (predicado nominal).
e) Demitiram o secretário da instituição. (predicado verbal)

05. Analise as orações e assinale a alternativa correta:
I. Paulo está adoentado.
II. Paulo está no hospital.

a) O predicado é verbal em I e II.
b) O predicado é nominal em I e II.
c) O predicado é verbo-nominal em I e II.
d) O predicado é verbal em I e nominal em II.
e) O predicado é nominal em I e verbal em II.

06. Assinale a alternativa em que apareça predicado verbo-nominal.
a) A chuva permanecia calma.
b) A tempestade assustou os habitantes da vila.
c) Paulo ficou satisfeito.
d) Os meninos saíram do cinema calados.
e) Os alunos estavam preocupados.

07. Observe a oração abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
“A inspiração é fugaz, violenta.”
Podemos afirmar que o predicado é:
a) Verbo-nominal, porque o verbo é de ligação e vem seguido de dois predicativos.
b) Nominal, porque o verbo é de ligação.
c) Verbal, porque o verbo é de ligação e são atribuídas duas características ao sujeito.
d) Nominal, porque o verbo tem significação completa e apresenta adjuntos adnominais e dois predicativos.
e) Verbo-nominal porque apresenta um predicativo seguido do objeto direto.

08. Sobre o exemplo: "A lua brilhou alegre no céu", afirmamos:
I. O verbo brilhar é intransitivo.
II. O verbo brilhar é transitivo direto.
III. O verbo brilhar é transitivo indireto.
IV. O predicado é nominal.
V. O predicado é verbal.
VI. O predicado é verbo-nominal.

a) Estão corretas I e VI.
b) Estão corretas I e V.
c) Estão corretas II e V.
d) Está correta apenas IV.
e) Estão corretas III e VI.

09. Ocorre predicado verbo-nominal em:
a) A tua resposta não é verdadeira.
b) O cão vadio virou a lata de lixo.
c) Viraram moda os jogos eletrônicos.
d) Todos permaneçam em seus lugares.
e) Pensativo e triste vinha o rapaz.

10. Indique a alternativa em que o predicado é verbo-nominal:
a) O soldado foi encontrado morto.
b) Aquele homem tornou-se milionário.
c) Hoje é dia 20 de novembro.
d) Alguns jogadores estão contundidos.
e) Os alunos parecem desinteressados.

11. Assinale uma das alternativas em que aparece um predicado
verbo-nominal:
 a) Os viajantes chegaram cedo ao destino.
b) Demitiram o secretário da instituição.
c) Nomearam as novas ruas da cidade.
d) Compareceram todos atrasados à reunião.
e) Estava irritado com as brincadeiras.

12. Assinale a alternativa correta em relação à classificação dos predicados das orações abaixo:
I- Saíram ele e ela.
II- Sua terra está completamente mudada.
III- Achei calma a aluna.

a) I predicado verbal; II - predicado nominal; III - predicado verbo-nominal.
b) I predicado nominal; II predicado verbo-nominal; III predicado verbal.
c) I predicado verbo-nominal; II predicado verbal; III predicado nominal.
d) I predicado verbo-nominal; II predicado nominal; III predicado verbal.
e) I predicado nominal; II - predicado verbal; III - predicado verbo-nominal.


13. Assinale a alternativa correta em relação à classificação dos predicados das orações abaixo:
I- Olhei a aluna na janela.
II- Aqui se trabalha.
III- Ninguém saiu hoje satisfeito.

a) I predicado verbal; II - predicado verbal; III - predicado verbo-nominal.
b) I - predicado nominal; II predicado verbal; III predicado verbo-nominal.
c) I predicado verbo-nominal; II predicado verbal; III predicado nominal.
d) I predicado verbo-nominal; II predicado nominal; III predicado verbal.
e) I - predicado nominal; II - predicado verbal; III - predicado verbo-nominal.

14. Aponte a frase de sujeito simples e predicado verbo-nominal.
a) A jovem passeava tranquilamente.
b) Mariana fez o concurso esperançosa.
c) Existem grandes possibilidades.
d) Paulo e Marcelo estudam animados.
e) Os cientistas retomaram da gruta às pressas.

15. Assinale a alternativa em que há uma oração com predicado
verbo-nominal:
a) O mar estava calmo naquela manhã.
b) Nenhum navio partiu ontem.
c) Achei esse sujeito muito antipático.
d) O homem ficou furioso com a brincadeira.
e) Ele terminou o trabalho ontem à tarde.


GABARITO:

1A - 2D - 3B - 4D - 5E - 6D - 7 B - 8A - 9E - 10A - 11D - 12A - 13A - 14B - 15C


*************************************************************




43 comentários:

  1. Anônimo10:32 AM

    Porque essa frase: "achei esse sujeito muito antipatico" é a que possui predicado verbo-nominal?? se puder explique com detalhes pra mim.. obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo12:58 PM

      Achei não é um verbo exclusivamente nominal.

      Excluir
    2. Bom, pra ser um verbo nominal tem que ter um predicativo do sujeito ou do objeto, e um verbo que pode ser transitivo ou intransitivo.
      Nesse caso a frase: ''Achei esse sujeito muito antipático'' ,
      Achei - VTD (verbo transitivo direto)
      Esse Sujeito - OD (objeto direto)
      Muito Antipático - PO (predicativo do objeto, pois muito antipático se refere ao sujeito que é o objeto)


      Espero ter ajudado, pois essa frase tem no meu caderno!!!

      Excluir
    3. Anônimo3:09 PM

      Concordo em ela porque vou ter uma prova amanha, e a professora explicou a mesma coisa que ela esta falando.
      E foi melhor ate pra mim que aprende mais! obrigado

      Excluir
    4. Anônimo10:54 AM

      tudo vcs são boiola

      Excluir
    5. Anônimo7:14 PM

      Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    6. Anônimo3:55 AM

      Mas o sujeito da oração comentada acima não seria o pronome "eu" ? O caso acima não seria diferente do que ocorre em "Cheguei cansado do trabalho.", onde, de fato, teríamos um predicado verbo-nominal?

      Excluir
  2. Anônimo7:36 AM

    Q coisa chata de nerd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo10:57 AM

      Coisa Chata De Nerd? Estou aqui Para aprender e conseguir tirar um 10 na minha Prova! Isso Me ajuda e Muito. Entao "Essa Coisa Chata" Me Da Futuro!

      Excluir
    2. Anônimo2:29 PM

      Concordo

      Excluir
    3. Isso é para quem quer aprender. Se n se interessa, me pergunto oq anda fazendo por esse site -.-

      Excluir
    4. Anônimo8:30 AM

      essa coisa chata de que vc esta falando é seu futuro ao invés de estar jogando estamos estudando pq nós nos preocupamos com nosso futuro coisa que pelo visto vc nao se preocupa

      Excluir
    5. Anônimo3:00 PM

      Ótimo pra vc essa coisa de nerd garante meu futuro e você deve ser um desleixado que ta cagando e andando para as provas no futuro vc vai estar se matando com dívidas e vai se lembrar que vc disse " que coisa chata de nerd " ;)

      Excluir
    6. Anônimo2:11 PM

      vamo bota pra quebra com esse sem futuro so porque é anonimo acha que pode tudo

      Excluir
    7. Anônimo3:14 PM

      seu @#!#@!#@!#@# vai toma no @#!@#!@#!@#! no $#!#!@#!@#! pois se vc nao quer um emprego a por#$@#$@# do problema é seu

      Excluir
  3. Anônimo7:39 AM

    Q noob dead !

    ResponderExcluir
  4. Anônimo5:20 AM

    Por que a frase 'a lua brilhou alegre no céu' tem o predicado verbo-nominal? Por Favor me explique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo4:08 AM

      pois ela apresenta um nome e um verbo !!

      Excluir
    2. Por que "A lua" é o sujeito e alegre e predicativo de "A lua" ou seja os nucleos são "brilhou" e "alegre"

      Excluir
    3. Na verdade é porque para ser Predicado Verbo-Nominal necessita de um verbo significativo e um predicado do objeto ou do sujeito.Portanto:
      "brilhou"[Verbo Significativo]
      "alegre"[Predicativo do Sujeito(a lua)]

      Excluir
    4. Anônimo5:25 AM

      Essa coisa chat q vc la di cima disse mim da futuro e na minha ultima prova mim dei bem pq eu olhei aq e prestei atensao no a prof disse . poxa vc tem e q agradecer

      Excluir
  5. Anônimo4:48 AM

    a lua o sujeito e brilhou o predicado verbal pois brilhou dez uma ação

    ResponderExcluir
  6. Anônimo10:40 AM

    De acordo com o gabarito "A criançada continua no jardim" não é nominal (questão 4). Por quê?

    &

    Por que "Paulo está no hospital" é verbal?(questão 5)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 02. Onde há predicado verbo-nominal?
      a) Devolva os documentos ao diretor.
      b) Renata ficou feliz.
      c) Ela confia em você.
      d) A notícia deixou-o preocupado.
      e) Os viajantes partiram ontem.

      Nessa questão, a resposta é realmente esta? veja bem.
      Observe a análise: Quem deixou o preocupado? A notícia - nesse caso noticia é o sujeito.
      O *preocupado* está ligado no ( o ), e ele é um objeto direto. Nesse caso, Deixou -o preocupado - não seria um objeto direto?

      Ja que preocupado se liga no objeto direto, e nao no sujeito, como pode ser predicado verbal e nominal?

      Corrija-me se eu estiver errado. Obrigado

      Excluir
    2. Correto. O "-o" nesso caso é sim um objeto direto e preocupado se liga ao "-o" . Preocupando é portanto, nesse caso, predicativo do objeto. Trata-se portanto de um predicado verbo nominal
      Obs: para ser predicado verbo nominal deve haver dois núcleos: um verbo e um nome, que neste último caso é um predicativo que pode ser tanto predicativo do sujeito quanto predicativo do objeto. abrss

      Excluir
  7. 14. Aponte a frase de sujeito simples e predicado verbo-nominal.
    a) A jovem passeava tranquilamente.
    b) Mariana fez o concurso esperançosa.
    c) Existem grandes possibilidades.
    d) Paulo e Marcelo estudam animados.
    e) Os cientistas retomaram da gruta às pressas.

    A resposta não seria a letra A? Pois o 'passeava' da sentido que ela estava andando, e o tranquilamente como a maneira que ela andava.

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Anônimo11:51 AM

      vai curti no facebook e nao em uma pagina de educacao!!

      Excluir
    2. Anônimo11:52 AM

      Pelo menos eu sei escrever a palavra educação corretamente

      Excluir
    3. Anônimo11:54 AM

      DEU DE BRIGA NA INTERNET NE!!

      Excluir
  9. A 10 é a letra "A" mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Sim!!! A 10 é a letra "A" mesmo!
      Na frase: "O soldado foi encontrado morto." Pode ser substituída sem alteração de sentido por: "O soldado foi encontrado e estava morto." Como pode ser notado, temos o verbo "encontrado", que é um verbo significativo(Intransitivo) já caracterizando uma oração com PREDICADO VERBAL. E o verbo "estava" é do tipo ligação, pois denota estado do soldado, que estava morto. A palavra morto, neste caso funciona como um Predicativo do sujeito, caracterizando o predicado como do tipo NOMINAL.
      Finalmente temos uma oração com PREDICADO VERBO-NOMINAL COM PREDICATIVO DO SUJEITO.
      Sendo que o núcleo do predicado verbal é: Encontrado (Verbo Intransitivo).
      E o núcleo do predicado nominal é: Morto (Predicativo do Sujeito)

      Excluir
  10. Anônimo6:37 PM

    a criança continua no jardim. predicado nominal.

    ResponderExcluir
  11. Vocês não tem nada que ficar criticando o site dos outros! Essa "Coisa chata" que vocês chamam é oque vai dar futuro pra vocês da qui pra frente! Então pensem antes de postar qualquer coisa ou até mesmo falar qualquer coisa,se vocês querem é ficar vagabundando por ai "ÓTIMO" pois não é eu! O estudo faz parte da vida,e um dia vocês vão precisar dessa coisa chata!Então não critiquem o site dos outros vc não iria gostar do seu site ter sido criticado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe um dia se vcs não vão precisar dessa coisa "CHATA"

      Excluir
  12. Porque a frase "o soldado foi encontrado morto" é predicado verbo-nominal ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "o soldado" é sujeito. "foi" é verbo.Mas como o que vem depois "encontrado morto" se refere ao soldado, esse verbo é de ligação, não tem função de ação.Mas encontrar não, sendo assim. Verbo-nominal

      Excluir
  13. A 8 não seria a alternativa E?
    Já que o verbo BRILHOU é intransitivo indireto.
    A LUA: sujeito simples
    BRILHOU: VTI
    ALEGRE: PS
    NO CÉU: adjunto adverbial de lugar

    ResponderExcluir
  14. Anônimo5:03 AM

    Poderia me explicar porque o primeiro é letra A?
    Pois majestade não é um adjetivo,então não vai ser predicativo do objeto.

    ResponderExcluir
  15. A 9 é "E" mesmo?
    Achei que fosse letra "B".
    Pois na letra "E", o verbo "Vinha" não caracteriza ação, mas de estado de espírito do rapaz, portando é do tipo Ligação. Sendo assim, temos um PREDICADO-NOMINAL.
    Já na letra "B" temos um PREDICADO VERBO-NOMINAL com PREDICATIVO DO OBJETO, que é "de lixo" que caracteriza "a lata".

    ResponderExcluir
  16. Anônimo3:08 PM

    qual o predicado da frase "o homem parecia assustado"

    ResponderExcluir
  17. Anônimo7:24 AM

    11 de 15, dá pra melhorar.

    ResponderExcluir