11 dezembro 2010

HÍFEN EM PALAVRAS COMPOSTAS


Prefixo terminado em vogal e elemento seguinte começando com a mesma letra.

Nestes casos deve ser utilizado o hífen. É o caso de anti-inflamatório, micro-ondas ou tele-educação. A regra não é seguida para o prefixo “co” e continuam sem hífen palavras como cooperar ou coordenar. O hífen está mantido quando o elemento seguinte começar por ‘h’, como em co-herdeiro.

Não há consenso no caso do prefixo “re”, mas a tendência que de não grafarmos com hífen palavras como reeleição ou reedição.

Prefixo terminado em vogal e elemento seguinte começando com letra diferente

Nestes casos o hífen não deve ser utilizado. Escreveremos, portanto, antiaéreo, infraestrutura e autoajuda. Se o segundo elemento começar por ‘r’ ou ‘s’, esta consoante será dobrada. Serão grafadas então ultrassonografia ou contrarregra.

Lembre-se de que esta regra é para prefixos terminados em vogal. Palavras compostas com prefixos em ‘r’ (como super) e elemento seguinte iniciado com a mesma letra ainda são escritas com o hífen. Portanto não haverá mudanças para super-resistente .

Segundo elemento começa por ‘H’

Mantém-se o hífen nestas palavras, como super-homem ou pré-história. Não se usa hífen quando a composição é formada pelos prefixos des ou in e a segunda palavra perde o ‘h’, como nos casos desumano ou inumano.

Espécies botânicas e zoológicas

Também está mantido o hífen em palavras como bem-me-quer ou feijão-preto. Esta regra vale para palavras derivadas como azeite-de-dendê ou água-de-coco. Porém, atente-se a casos como o da planta bico-de-papagaio ou do problema de coluna bico de papagaio.

Topônimos
São topônimos as palavras que indicam um lugar. Deve-se grafar com hífen os topônimos iniciados por “Grão” (Grão-Pará), que contenham um verbo (Santa Rita do Passa-Quatro) ou que sejam ligados por um artigo (Baía de Todos-os-Santos).

Circum e Pan
Palavras com este prefixo terão hífen quando seguidos de vogal, ‘H’, ‘M’ ou ‘N’. É o caso de circum-navegação ou pan-americano.

Sub
Será utilizado com hífen quando seguido de ‘B’, ‘R’ ou ‘H’, como sub-base, sub-reino ou sub-humano.

Mal
O hífen será utilizado quando diante de ‘L’, ‘H’ ou vogal, como mal-humorado.

Ad
Haverá hífen quando o segundo elemento começa com ‘D’, ‘H’ ou ‘R’.como ad-renal.

Além, Aquém, Bem, Ex, Grã, Pós, Pré, Pró, Recém, Sem e Vice

Estes prefixos são sempre seguidos de hífen, com algumas exceções. Escreve-se Além-mar, bem-amado, grã-fino, pós-graduação, recém-nascido ou vice-presidente. Mas serão exceções palavras como benquisto e bendizer.

Sufixo de origem indígena
As palavras cujo sufixo tiver origem indígena (como Guarda-mirim) são grafadas com hífen.

Noção de composição perdida
Não há mais hífen em palavras onde a noção de composição perdeu-se com o tempo. É o caso de mandachuva, paraquedas, paraquedista ou paraquedismo
O problema é obter consenso sobre quais são as palavras onde esta noção de composição foi perdida.
Existe a tendência a serem considerados somente os quatro casos aqui citados. Então, São mantidos os hifens em palavras como para-raios ou guarda-chuva. Também foi mantida a grafia sem hífen de palavras como madressilva ou pontapé.

Conjuntos de palavras que formam uma nova
Se um conjunto de palavras formam uma nova expressão em significado e função, não serão grafadas com hífen. É o caso de dia a dia, mão de obra ou pé de moleque. Será mantido o hífen de sete locuções
  • Água-de-colônia
  • Cor-de-rosa
  • Pé-de-meia
  • Deus-dará
  • Arco-da-velha
  • Queima-roupa
  • Mais-que-perfeito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FIM DA JORNADA!!