14 novembro 2010

PROPOSTA DE REDAÇÃO



  Com base na leitura dos seguintes textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da língua portuguesa sobre o tema: " Valorização do Idoso", apresentando experiência ou proposta de ação social, que respeite os direitos humanos. Selecione, Organize e Relacione, de forma coerente e coesa, Argumentos e Fatos para defesa de seu ponto de vista.



 ESTATUTO DO IDOSO       

Art.3° É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à cultura, à educação, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade,ao respeito e à convivência familiar e comunitária ...
Art.4° Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão,e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei.


  O aumento da proporção de idosos na população é um fenômeno mundial tão profundo que muitos chamam de "revolução demográfica" . No último meio século, a expectativa de vida aumentou em cerca de 20 anos. se considerarmos os últimos dois séculos, ela quase dobrou. E de acordo com as pesquisas, esse processo parece estar longe do fim.


Idoso é quem tem o privilégio de viver longa a vida...
... velho é quem perdeu a jovialidade.
[...]
A idade causa a degenerescência das células...
...a velhice causa a degenerescência do espírito.
Você é idoso quando sonha...
... você é velho apenas quando dorme...
[...]


INSTRUÇÕES


·         Seu texto tem de ser escrito à tinta, na folha própria.
·         Desenvolva seu texto em prosa: não redija narração, nem poema.
·         O texto com até 7 linhas escritas será considerado texto em branco.
·         O texto deve ter no máximo, 30 linhas.
·         O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FIM DA JORNADA!!