09 junho 2016

EXERCÍCIOS - FUNÇÕES DA LINGUAGEM

01. Assinale a alternativa em que a função apelativa da linguagem é a que prevalece:
A) Trago no meu peito um sentimento de solidão sem fim... sem fim...
B) “Não discuto com o destino o que pintar eu assino.”
C) Machado de Assis é um dos maiores escritores brasileiros.
D) Conheça você também a obra desse grande mestre.
E) Semântica é o estudo da significação das palavras.
02. Identifique a frase em que a função predominante da linguagem é a REFERENCIAL:
A) Dona Casemira vivia sozinha com seu cachorrinho.
B) Vem, Dudu!
C) Pobre Dona Casemira...
D) O que ... O que foi que você disse?
E) Um cachorro falando?
03. A função metalinguística predomina em todos os fragmentos, exceto em:
A) “Amo-te como um bicho simplesmente de um amor sem mistério e sem virtude com um desejo maciço e permanente.” (Vinicius de Morais)
B) “Proponho-me a que não seja complexo o que escreverei, embora obrigada a usar as palavras que vos sustentam.” (Clarice Lispector)
C) “Não narro mais pelo prazer de saber. Narro pelo gosto de narrar, sopro palavras e mais palavras, componho frases e mais frases.” (Silviano Santiago)
D) “Agarro o azul do poema pelo fio mais delgado de lã de seu discurso e vou traçando as linhas do relâmpago no vidro opaco da janela.” (Gilberto Mendonça Teles)
E) Que é Poesia? Uma ilha cercada de palavras por todos os lados.” (Cassiano Ricardo)
04. O texto seguinte também é de natureza poética. Nele, qual a função secundária da linguagem?
“Lutar com as palavras
é a luta mais vã.
Entanto lutamos
mal rompe a manhã.” (Carlos Drummond de Andrade)

A) Função emotiva.
B) Função conativa.
C) Função referencial.
D) Função metalinguística.
E) Função fática.
05. “Se eu não vejo a mulher que eu mais desejo, Nada que eu veja vale o que eu não vejo.”
 Nesses versos do poeta provençal Bernart de Ventadorn (século XII), vertidos para o português pelo poeta Augusto de Campos, é evidente o predomínio da função poética da linguagem, notável nos ritmos, nos jogos sonoros e no fraseado. Ao lado dessa função, destaca-se a presença da:
A) função emotiva.
B) função conativa.
C) função referencial.
D) função metalinguística.
E) função fática.
06.                                  BILHETE
Se tu me amas,                                     Se me queres,                                   ama-me baixinho                                   enfim,
Não o grites de cima dos telhados        tem de ser bem devagarinho, Amada,
Deixa em paz os passarinhos               que a vida é breve,
Deixa em paz a mim!                            e o amor mais breve ainda... (Mário Quintana)

Além da função poética, outra função que se percebe no poema é:
A) função emotiva.
B) função conativa.
C) função referencial.
D) função metalinguística.
E) função fática.
07.  A biosfera, que reúne todos os ambientes onde se desenvolvem os seres vivos, se divide em unidades menores chamadas ecossistemas, que podem ser uma floresta, um deserto e até um lago. Um ecossistema tem múltiplos mecanismos que regulam o número de organismos dentro dele, controlando sua reprodução, crescimento e migrações. DUARTE, M. O guia dos curiosos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.   

Predomina no texto a função da linguagem:
A) emotiva, porque o autor expressa seu sentimento em relação à ecologia. B) fática, porque o texto testa o funcionamento do canal de comunicação.
C) poética, porque o texto chama a atenção para os recursos de linguagem. 
D) conativa, porque o texto procura orientar comportamentos do leitor. 
E) referencial, porque o texto trata de noções e informações conceituais.























































































08. Considerando a tirinha, pode-se concluir que, nela, está presente a função da linguagem denominada:
A. fática, pois vários termos, embora desprovidos de significado, permitem o início do processo comunicativo.
B. metalinguística, pois se reflete sobre o valor das palavras, isto é, sobre o uso da língua e sua função social.
C. apelativa, pois está ausente a intenção de atingir o receptor com o intuito de modificar o seu comportamento.
D. emotiva, pois o eu lírico pode expressar livremente as emoções com as quais está em conflito.
E. poética, pois o importante é passar as informações de forma clara e objetiva, desprezando-se a preocupação com a elaboração da linguagem.

GABARITO: 1D - 2A - 3A - 4D - 5A - 6B - 7E - 8B

25 comentários:

  1. Anônimo1:37 PM

    Obrigado professor!
    De um estudante de BH-MG.

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  2. Obrigada, ótimas questões!

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    1. Anônimo10:00 AM

      Este comentário foi removido por um administrador do blog.

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  3. Acertei tudo precisa aumentar o nivel das perguntas

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  4. Anônimo10:39 AM

    porque o exercicio sumuiu?

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  5. Anônimo7:02 AM

    Pq a resposta da questão 6 é função conativa?

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  6. Anônimo7:03 AM

    Pq a resposta da questão 6 é função conativa?

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    Respostas
    1. porque esta com foco no receptor e pede (tenta convencer)
      pra Amada fazer algo

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    2. porque esta com foco no receptor e pede (tenta convencer)
      pra Amada fazer algo

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  7. Niccole, a função conativa é justamente quando o texto tem esse foco no receptor e tenta convencê-lo a algo, assim como ocorre em textos de propagandas, sermões, sugestões, textos injuntivos (manuais), apelos e afins.

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  8. Muito obrigado , me ajudou a praticar

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  9. Tenho prova hoje de Comunicação e Expressão! Esse teste me ajudou bastante, errei somente uma. Obrigado pela postagem.

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  10. Este comentário foi removido pelo autor.

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  11. Anônimo1:13 PM

    Achei as questões excelente, alem disso seria bastante positivo se as questões erradas fossem justificadas

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  12. Anônimo9:14 AM

    só errei a última KKKK

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  13. Excelentes, exercícios, obrigado pela oportunidade de praticar as funções da linguagem.

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    1. Disponha e faça sempre bom proveito do Solinguagem!

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  14. Anônimo6:31 PM

    Acertei tudo

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  15. Anônimo3:35 PM

    Olá Professor, tenho 52 anos e vou prestar mais um concurso, obrigada pelas questões. Sinto ainda algumas dificuldades de compreensão, pois na época de meus estudos não tínhamos um português com tantas ramificações. Fico até meio triste de constatar tal riqueza de detalhes linguísticos, e na maior parte do Brasil real, não sabemos ainda falar corretamente "problemas", "olha", etc

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  16. Anônimo9:12 AM

    exercicios legais(so que nao)

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  17. Anônimo2:40 AM

    Alguém tem em PDF? ?

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