01. Assinale a
alternativa em que a função apelativa da linguagem é a que prevalece:
A) Trago no meu peito
um sentimento de solidão sem fim... sem fim...
B) “Não discuto com o
destino o que pintar eu assino.”
C) Machado de Assis é
um dos maiores escritores brasileiros.
D) Conheça você também
a obra desse grande mestre.
E) Semântica é o estudo
da significação das palavras.
|
02. Identifique a
frase em que a função predominante da linguagem é a REFERENCIAL:
A) Dona Casemira
vivia sozinha com seu cachorrinho.
B) Vem, Dudu!
C) Pobre Dona
Casemira...
D) O que ... O que
foi que você disse?
E) Um cachorro
falando?
|
03. A função
metalinguística predomina em todos os fragmentos, exceto em:
A) “Amo-te como um
bicho simplesmente de um amor sem mistério e sem virtude com um desejo maciço
e permanente.” (Vinicius de
Morais)
B) “Proponho-me a que
não seja complexo o que escreverei, embora obrigada a usar as palavras que
vos sustentam.” (Clarice
Lispector)
C) “Não narro mais
pelo prazer de saber. Narro pelo gosto de narrar, sopro palavras e mais
palavras, componho frases e mais frases.” (Silviano Santiago)
D) “Agarro o azul do
poema pelo fio mais delgado de lã de seu discurso e vou traçando as linhas do
relâmpago no vidro opaco da janela.” (Gilberto
Mendonça Teles)
E) Que é Poesia? Uma
ilha cercada de palavras por todos os lados.” (Cassiano Ricardo)
|
04. O texto seguinte
também é de natureza poética. Nele, qual a função secundária da linguagem?
“Lutar com as
palavras
é a luta mais vã.
Entanto lutamos
mal rompe a manhã.” (Carlos Drummond de
Andrade)
A) Função emotiva.
B) Função conativa.
C) Função
referencial.
D) Função
metalinguística.
E) Função fática.
|
05. “Se eu não vejo a mulher que eu mais desejo,
Nada que eu veja vale o que eu não vejo.”
Nesses versos do poeta provençal Bernart de
Ventadorn (século XII), vertidos para o português pelo poeta Augusto de
Campos, é evidente o predomínio da função poética da linguagem, notável nos
ritmos, nos jogos sonoros e no fraseado. Ao lado dessa função, destaca-se a
presença da:
A) função emotiva.
B) função conativa.
C) função
referencial.
D) função
metalinguística.
E) função fática.
|
06. BILHETE
Se tu me amas, Se me queres, ama-me baixinho enfim,
Não o grites de cima
dos telhados tem
de ser bem devagarinho, Amada,
Deixa em paz os
passarinhos que a vida é breve,
Deixa em paz a mim! e o amor mais
breve ainda... (Mário Quintana)
Além da função
poética, outra função que se percebe no poema é:
A)
função emotiva.
B)
função conativa.
C)
função referencial.
D)
função metalinguística.
E) função fática.
|
07. A biosfera, que reúne todos os ambientes
onde se desenvolvem os seres vivos, se divide em unidades menores chamadas
ecossistemas, que podem ser uma floresta, um deserto e até um lago. Um
ecossistema tem múltiplos mecanismos que regulam o número de organismos
dentro dele, controlando sua reprodução, crescimento e migrações. DUARTE, M. O guia dos
curiosos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
Predomina no texto a função
da linguagem:
A) emotiva, porque o
autor expressa seu sentimento em relação à ecologia.
B) fática, porque o texto testa o funcionamento do canal de comunicação. C) poética, porque o texto chama a atenção para os recursos de linguagem. D) conativa, porque o texto procura orientar comportamentos do leitor. E) referencial, porque o texto trata de noções e informações conceituais. |
08. Considerando a
tirinha, pode-se concluir que, nela, está presente a função da linguagem
denominada:
A. fática, pois
vários termos, embora desprovidos de significado, permitem o início do
processo comunicativo.
B. metalinguística,
pois se reflete sobre o valor das palavras, isto é, sobre o uso da língua e
sua função social.
C. apelativa, pois
está ausente a intenção de atingir o receptor com o intuito de modificar o
seu comportamento.
D. emotiva, pois o eu
lírico pode expressar livremente as emoções com as quais está em conflito.
E. poética, pois o
importante é passar as informações de forma clara e objetiva, desprezando-se
a preocupação com a elaboração da linguagem.
GABARITO: 1D - 2A - 3A - 4D - 5A - 6B - 7E - 8B |
Obrigado professor!
ResponderExcluirDe um estudante de BH-MG.
Sou de Macaé, e acertei 6 de 8
ExcluirEUsou de Itaboria
ExcluirObrigada, ótimas questões!
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirAcertei tudo precisa aumentar o nivel das perguntas
ResponderExcluirsó errei a teceira
Excluirporque o exercicio sumuiu?
ResponderExcluirmagia
ExcluirPq a resposta da questão 6 é função conativa?
ResponderExcluirporque se trata de um apelo do remetente
ExcluirPq a resposta da questão 6 é função conativa?
ResponderExcluirporque esta com foco no receptor e pede (tenta convencer)
Excluirpra Amada fazer algo
porque esta com foco no receptor e pede (tenta convencer)
Excluirpra Amada fazer algo
Niccole, a função conativa é justamente quando o texto tem esse foco no receptor e tenta convencê-lo a algo, assim como ocorre em textos de propagandas, sermões, sugestões, textos injuntivos (manuais), apelos e afins.
ResponderExcluirMuito obrigado , me ajudou a praticar
ResponderExcluirOi
ExcluirTenho prova hoje de Comunicação e Expressão! Esse teste me ajudou bastante, errei somente uma. Obrigado pela postagem.
ResponderExcluirDisponha, Rafael!
Excluircade as respostas?
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAchei as questões excelente, alem disso seria bastante positivo se as questões erradas fossem justificadas
ResponderExcluirsó errei a última KKKK
ResponderExcluirExcelentes, exercícios, obrigado pela oportunidade de praticar as funções da linguagem.
ResponderExcluirDisponha e faça sempre bom proveito do Solinguagem!
ExcluirAcertei tudo
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
Excluir7/8
ResponderExcluirOlá Professor, tenho 52 anos e vou prestar mais um concurso, obrigada pelas questões. Sinto ainda algumas dificuldades de compreensão, pois na época de meus estudos não tínhamos um português com tantas ramificações. Fico até meio triste de constatar tal riqueza de detalhes linguísticos, e na maior parte do Brasil real, não sabemos ainda falar corretamente "problemas", "olha", etc
ResponderExcluirexercicios legais(so que nao)
ResponderExcluirAlguém tem em PDF? ?
ResponderExcluirObrigado!! Foi uma ajuda enorme encontrar esses exercícios
ResponderExcluirnao entendi a 8
ResponderExcluirna tirinha fica evidente o uso do dicionário, pois explica uma palavra usando outra, com o intuito de saber o significado, logo metalinguística.
ExcluirRealmente, questões ótimas, continuem assim! Errei somente duas,mas errando que se aprende.
ResponderExcluirmuiiiiiiiiiiotoooooo thanks
ResponderExcluirAlguém me explica a 3 e a 4?
ExcluirPq a resposta da 8 é B e não A?
ResponderExcluirPois como podes ver, O que prevalecia era o significado.
ExcluirNo quadrinho vemos que a menina pergunta o que é amor, e em seguida ele responde explicando.
Se fosse fática eles estariam testando o canal, e não explicando :D.
Excelente. Gostei imenso dos exercícios. Um forte abraço de Moçambique - África.
ResponderExcluirJoão Timane
Um abraço, João!
ExcluirErrei duas��
ResponderExcluirBORA JOGA PUBG ADD AÍ NA STEAM: d0gz cs.money
ResponderExcluird0gz cs.money
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirGente por favor alguém pode mim ajuda com essa tarefa por favor? Pra hoje dia 13 de agosto
ResponderExcluiruuuuuuuuuu
ResponderExcluirParabéns!!! Muito bem elaborada essas questões. Aprendi muito e me serviu bastante no concurso que eu fiz.
ResponderExcluirCadê o gabarito?
ResponderExcluirNão tô achando.
Me ajudem! !
Está no final, uma pequena linha com as respostas.
ExcluirParabéns ! Solinguagem sempre me salva na hora de preparar atividades ! Amo , pois suas questões são muito bem elaboradas . Muito obrigada pela ajuda .
ResponderExcluirA ideia do Solinguagem é essa!
ResponderExcluirSem anúncios, sem ganhos financeiros.
Lamento, assim mesmo, o pouco tempo de que disponho para ele, pois sinto que poderíamos ter um "Solinguagem" muito mais eficiente.
Parabéns ótimo exercícios, min ajudou muito, obrigado!
ResponderExcluirPorque a questão 2 é A?
ResponderExcluir