03 março 2016

EXERCÍCIOS SOBRE ORTOGRAFIA E FORMAÇÃO DE PALAVRAS



01. Os vocábulos "aprimorar" e "encerrar" classificam-se, quanto ao processo de formação de palavras, respectivamente, em:

A) parassíntese / prefixação.
B) parassíntese / parassíntese.
C) prefixação / parassíntese.
D) sufixação / prefixação e sufixação.
E) prefixação e sufixação / prefixação.

02. Assinalar a alternativa que preenche corretamente as lacunas das frases adiante:
I. Guardando sigilo, você agirá com________.
II. Os bancos transacionam somas_________.
III. Os culpados devem_________suas falhas.
IV. O secretário______o pedido do funcionário.
V. O professor_________-lhe um duro castigo.

A) discrição - vultuosas - espiar - diferiu - infringiu
B) descrição - vultosas - expiar - deferiu - inflingiu
C) discrição - vultosas - expiar - deferiu - infligiu
D) descrição - vultuosas - espiar - diferiu - infringiu
E) discrição - vultuosas - espiar - deferiu – infligiu

03. Assinale o item em que o uso do hífen está incorreto.

A) infraestrutura superhomem autoeducação
B) bem
vindo antessala contraregra
C) contramestre
infravermelho autoescola
D) neoescolástico
ultrassom pseudoherói
E) extraoficial
infrahepático semirreta

04. Considere as seguintes afirmações sobre acentuação gráfica.

I. As palavras período e árabe são acentuadas em virtude da mesma regra.
II. Se a palavra inevitáveis estiver no singular, não há razão para desconsiderar o uso de acento.
III. A palavra biólogo, porque apresenta hiato, recebe acento gráfico.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas I e II.
D) Apenas II e III.
E) I, II e II

05. A palavra hidrofobia tem sua origem em dois radicais de origem grega: hidro- (água) e fobia (medo, aversão).

Com base nessa informação, pode-se dizer que o processo de formação da palavra hidrofobia está corretamente indicado na alternativa:

A. composição por justaposição
B. composição por aglutinação
C. composição por hibridismo
D. derivação prefixal e sufixal
E. estrangeirismo

06. Observe:

1) A mochila ideal: o modelo que seu filho insistiu em ganhar pode não ser o indicado. Veja por  quê.
2) Saiba por  que somos a maior empresa de mudanças do Brasil.
3) Por  que 40% dos passageiros têm pavor de voar?
4) A clonagem de árvores faz a produção aumentar, porque as mudas mantêm as características da planta doadora.
5) É fácil entender o porquê da estreita relação entre o destino das línguas e o destino das culturas.

As expressões destacadas estão corretamente usadas em:

A) 3 e 4 apenas
B) 1, 2, 3, 4 e 5
C) 3, 4 e 5 apenas
D) 1, 4 e 5 apenas
E) 2, 3 e 4 apenas

07. A escrita formal de textos requer a observância das normas da ortografia oficial. Identifique a série em que toda as palavras respeitam tais normas.

A) expectativa pretenciosa; escrúpulo renascentista.
B) improvisação ineficaz; pretensões de catequizar.
C) processo civilizador; trabalhos servís.
D) rítmo de crescimento; excassez de recursos.
E) exposição suscinta; excesso de privilégios.

08. CHATO SER GOSTOSO

A crase não foi feita para humilhar ninguém, como diz o Ferreira Gullar. Mas a frase, sim. Há frases que, mesmo com a intenção de elogiar, diminuem e humilham a pessoa a que se referem.
É assim, por exemplo, quando um crítico se refere a um romance, biografia ou peça como "irrepreensível". Equivale a um mestre-escola que, em posição de repreender um ginasiano por colar na prova ou cochilar durante a aula, conclui que não há o que repreender, donde o aluno é "irrepreensível". Com isso, o tal crítico, com ou sem credenciais, coloca-se acima do autor e da obra a criticar, e, por sorte, lhe dispensa sua generosa indulgência.
                  (Ruy Castro - Fonte: Folha de S.Paulo - 15/12/2008)

     Em “Equivale a um mestre-escola que, em posição de repreender um ginasiano por colar na prova (...),” as palavras destacadas apresentam, respectivamente, o mesmo processo de formação de:

A) couve-flor e anoitecer.
B) passatempo e ponteiro.
C) vaga-lume e infelizmente.
D) girassol e desrespeito.
E) repatriar e pé de moleque.

09. Os períodos a seguir apresentam diferenças de pontuação. Assinale a letra que corresponde ao período de pontuação correta.

A) Como ela de repente, começasse a nos visitar com mais frequência, mandei preparar-lhe um quarto de hóspedes.
B) Como ela, de repente, começasse a nos visitar com mais frequência, mandei preparar-lhe um quarto de hóspedes.
C) Como ela, de repente começasse a nos visitar, com mais frequência mandei, preparar-lhe um quarto de hóspedes.
D) Como ela de repente, começasse a nos visitar com mais frequência, mandei, preparar-lhe um quarto de hóspedes.
E) Como ela, de repente começasse a nos visitar com mais frequência; mandei preparar-lhe um quarto de hóspedes.

10. Leia os textos.

Nossa existência é sempre marcada por mudanças e pela transitoriedade, agora em ritmo ________________.
                                              (Planeta, julho de 2010. Adaptado.)

A _____________ de __________________ (em que pese o impacto positivo de algumas e o negativo de outras) pouco tem a ver com uma mudança estrutural no comportamento dos parlamentares: trata-se de _________ pelo futuro bom desempenho nas eleições.           
                                                     (IstoÉ, 14.07.2010. Adaptado.)

Considerando a norma-padrão da língua portuguesa, para preencher corretamente as lacunas, devem ser usados os seguintes termos:

A) super-acelerado … profuzão … concessões … obsessão
B) superacelerado … profusão … consessões … obseção
C) superacelerado … profusão … concessões … obsessão
D) super-acelerado … profuzão … conscessões … obsceção
E) super-acelerado … profussão … conseções … obscessão


GABARITO: 1A - 2C - 3B - 4C - 5A - 6B - 7B - 8B - 9B - 10C

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