01. Os vocábulos "aprimorar" e "encerrar" classificam-se, quanto ao processo de formação de palavras, respectivamente, em:
A)
parassíntese / prefixação.
B)
parassíntese / parassíntese.
C)
prefixação / parassíntese.
D)
sufixação / prefixação e sufixação.
E)
prefixação e sufixação / prefixação.
02.
Assinalar a alternativa que preenche corretamente as lacunas das frases
adiante:
I.
Guardando sigilo, você agirá com________.
II.
Os bancos transacionam somas_________.
III.
Os culpados devem_________suas falhas.
IV.
O secretário______o pedido do funcionário.
V.
O professor_________-lhe um duro castigo.
A)
discrição - vultuosas - espiar - diferiu - infringiu
B)
descrição - vultosas - expiar - deferiu - inflingiu
C)
discrição - vultosas - expiar - deferiu - infligiu
D)
descrição - vultuosas - espiar - diferiu - infringiu
E)
discrição - vultuosas - espiar - deferiu – infligiu
03. Assinale o item em que o uso do hífen está incorreto.
A) infraestrutura ‐ super‐homem ‐ autoeducação
B) bem‐vindo ‐ antessala ‐ contra‐regra
C) contramestre ‐ infravermelho ‐ autoescola
D) neoescolástico ‐ ultrassom ‐ pseudo‐herói
E) extraoficial ‐ infra‐hepático ‐ semirreta
B) bem‐vindo ‐ antessala ‐ contra‐regra
C) contramestre ‐ infravermelho ‐ autoescola
D) neoescolástico ‐ ultrassom ‐ pseudo‐herói
E) extraoficial ‐ infra‐hepático ‐ semirreta
04. Considere as seguintes afirmações sobre acentuação gráfica.
I. As palavras período e
árabe são acentuadas em virtude da mesma regra.
II. Se a palavra inevitáveis
estiver no singular, não há razão para desconsiderar o uso de acento.
III. A palavra biólogo,
porque apresenta hiato, recebe acento gráfico.
Quais estão corretas?
A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas I e II.
D) Apenas II e III.
E) I, II e II
05. A palavra hidrofobia tem sua origem em dois radicais de origem grega: hidro- (água) e fobia (medo, aversão).
Com
base nessa informação, pode-se dizer que o processo de formação da palavra hidrofobia está corretamente indicado na alternativa:
A.
composição por justaposição
B.
composição por aglutinação
C.
composição por hibridismo
D.
derivação prefixal e sufixal
E.
estrangeirismo
06.
Observe:
1) A mochila ideal: o
modelo que seu filho insistiu em ganhar pode não ser o indicado. Veja por quê.
2) Saiba por que somos a maior empresa de mudanças do
Brasil.
3)
Por que 40%
dos passageiros têm pavor de voar?
4) A clonagem de árvores faz
a produção aumentar, porque as
mudas mantêm as características da planta doadora.
5) É fácil entender o porquê da
estreita relação entre o destino das línguas e o destino das culturas.
As
expressões destacadas estão corretamente usadas em:
A) 3 e 4 apenas
B) 1, 2, 3, 4 e 5
C) 3, 4 e 5 apenas
D) 1, 4 e 5 apenas
E) 2, 3 e 4 apenas
07.
A escrita formal de textos requer a observância das normas da ortografia
oficial. Identifique a série em que toda as palavras respeitam tais normas.
A)
expectativa pretenciosa; escrúpulo renascentista.
B)
improvisação ineficaz; pretensões de catequizar.
C)
processo civilizador; trabalhos servís.
D)
rítmo de crescimento; excassez de recursos.
E)
exposição suscinta; excesso de privilégios.
08.
CHATO SER GOSTOSO
A crase não foi feita para humilhar ninguém, como diz o
Ferreira Gullar. Mas a frase, sim. Há frases que, mesmo com a intenção de
elogiar, diminuem e humilham a pessoa a que se referem.
É assim, por exemplo, quando um crítico se refere a um romance, biografia ou peça como "irrepreensível". Equivale a um mestre-escola que, em posição de repreender um ginasiano por colar na prova ou cochilar durante a aula, conclui que não há o que repreender, donde o aluno é "irrepreensível". Com isso, o tal crítico, com ou sem credenciais, coloca-se acima do autor e da obra a criticar, e, por sorte, lhe dispensa sua generosa indulgência.
É assim, por exemplo, quando um crítico se refere a um romance, biografia ou peça como "irrepreensível". Equivale a um mestre-escola que, em posição de repreender um ginasiano por colar na prova ou cochilar durante a aula, conclui que não há o que repreender, donde o aluno é "irrepreensível". Com isso, o tal crítico, com ou sem credenciais, coloca-se acima do autor e da obra a criticar, e, por sorte, lhe dispensa sua generosa indulgência.
(Ruy Castro - Fonte: Folha de S.Paulo - 15/12/2008)
Em “Equivale a um mestre-escola
que, em posição de repreender um ginasiano por colar na prova (...),” as
palavras destacadas apresentam, respectivamente, o mesmo processo de formação
de:
A)
couve-flor e anoitecer.
B)
passatempo e ponteiro.
C)
vaga-lume e infelizmente.
D)
girassol e desrespeito.
E)
repatriar e pé de moleque.
09.
Os períodos a seguir apresentam diferenças de pontuação. Assinale a letra que
corresponde ao período de pontuação correta.
A)
Como ela de repente, começasse a nos visitar com mais frequência, mandei
preparar-lhe um quarto de hóspedes.
B)
Como ela, de repente, começasse a nos visitar com mais frequência, mandei
preparar-lhe um quarto de hóspedes.
C)
Como ela, de repente começasse a nos visitar, com mais frequência mandei,
preparar-lhe um quarto de hóspedes.
D)
Como ela de repente, começasse a nos visitar com mais frequência, mandei,
preparar-lhe um quarto de hóspedes.
E)
Como ela, de repente começasse a nos visitar com mais frequência; mandei
preparar-lhe um quarto de hóspedes.
10.
Leia os textos.
Nossa
existência é sempre marcada por mudanças e pela transitoriedade, agora em ritmo
________________.
(Planeta, julho de
2010. Adaptado.)
A
_____________ de __________________ (em que pese o impacto positivo de algumas
e o negativo de outras) pouco tem a ver com uma mudança estrutural no
comportamento dos parlamentares: trata-se de _________ pelo futuro bom
desempenho nas eleições.
(IstoÉ,
14.07.2010. Adaptado.)
Considerando
a norma-padrão da língua portuguesa, para preencher corretamente as lacunas,
devem ser usados os seguintes termos:
A)
super-acelerado … profuzão … concessões … obsessão
B)
superacelerado … profusão … consessões … obseção
C)
superacelerado … profusão … concessões … obsessão
D)
super-acelerado … profuzão … conscessões … obsceção
E)
super-acelerado … profussão … conseções … obscessão
GABARITO: 1A - 2C - 3B - 4C - 5A - 6B - 7B - 8B - 9B - 10C
*************************************************************************
GABARITO: 1A - 2C - 3B - 4C - 5A - 6B - 7B - 8B - 9B - 10C
*************************************************************************
Nenhum comentário:
Postar um comentário