Pular para o conteúdo principal

ARTIGO DE OPINIÃO



Racismo a Preço de Banana

    Segundo o Aurélio, racismo é toda aquela teoria que defende a superioridade de um grupo sobre outros, baseado num conceito de raça, preconizando, particularmente, a separação destes em meio a um grupo. É surpreendente que nos dias atuais, ainda ocorra tal ato. A frase manjada “em pleno Século XXI” descreve de certa maneira a realidade repulsiva em que nos encontramos. Habitando em uma sociedade cordata onde a liberdade de expressão é o sangue que jorra nas entranhas da democracia, o mínimo que se espera é um comportamento realmente civilizado. 
     Já não é mais tempo de se pregarem tais movimentos e noticiar atos racistas de uma maneira que exalte determinada ação, fazer isso é colocar em foco ideias separatistas tais quais as de Hitler e Mussolini. 
      A verdade é que os primatas pensantes do universo clamam pelas injustiças que sofrem e anseiam por dias em que não mais se escondam às mazelas que ainda se cometem. Por certo chegará o dia em que de braços dados poderemos, verdadeiramente, cantar: Somos todos iguais.

******************************************* 
Texto do aluno Guilherme Xavier (3°ano - SENAI Sul)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EXERCÍCIOS - ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS E ADJETIVAS

EXERCÍCIOS SOBRE ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS

01. A opção em que a oração subordinada pode ser considerada adverbial condicional é: a) Desde que o vi, me apaixonei. b) Desde que tenho muito trabalho hoje, não poderei sair. c) Permanecerei aqui, desde que você permaneça. d) Diga-me se a proposta lhe interessa. e) Falou sem que nos convencesse.
02. As orações subordinadas adverbiais assinaladas estão classificadas. assinale a alternativa cuja classificação esteja errada: a) “Nunca chegará ao fim por mais depressa que ande.” (oração subordinada adverbial concessiva) b) “Era tal a serenidade da tarde que se percebia o sino de uma freguesia distante, dobrando a finados.” (oração subordinada adverbial consecutiva). c) Mesmo que faça calor, não poderemos nadar. (oração subordinada adverbial concessiva) d) Ela era tão medrosa, que não saía de casa. (oração subordinada adverbial comparativa) e) Se tudo correr bem, levar-te-ei à Europa. (oração subordinada adverbial condicional)
03. No período: "Era tal a serenidade da tarde, que se percebia o sin…

EXERCÍCIOS - FUNÇÕES DA LINGUAGEM

01. Assinale a alternativa em que a função apelativa da linguagem é a que prevalece: A) Trago no meu peito um sentimento de solidão sem fim... sem fim... B) “Não discuto com o destino o que pintar eu assino.” C) Machado de Assis é um dos maiores escritores brasileiros. D) Conheça você também a obra desse grande mestre. E) Semântica é o estudo da significação das palavras. 02. Identifique a frase em que a função predominante da linguagem é a REFERENCIAL: A) Dona Casemira vivia sozinha com seu cachorrinho. B) Vem, Dudu! C) Pobre Dona Casemira... D) O que ... O que foi que você disse? E) Um cachorro falando? 03. A função metalinguística predomina em todos os fragmentos, exceto em: A) “Amo-te como um bicho simplesmente de um amor sem mistério e sem virtude com um desejo maciço e permanente.” (Vinicius de Morais) B) “Proponho-me a que não seja complexo o que escreverei, embora obrigada a usar as palavras que vos sustentam.” (Clarice Lispector) C) “Não narro…