17 junho 2012

PROPOSTA DE REDAÇÃO



Escreva um texto NARRATIVO a respeito do seguinte tema:

QUANDO SE JUSTIFICA MENTIR?

Atente para as seguintes instruções:
redija a narrativa em 1.ª ou 3.ª pessoa, de forma que o conflito seja desencadeado por uma MENTIRA. Além do conflito, o texto deverá ter personagens e desfecho adequados ao tema.

Excerto 1
(...)
Os pais ensinam os filhos desde cedo que mentir é muito feio. Que gente mentirosa é mal vista pela sociedade.
Mas vamos falar a verdade. O que mais existe no mundo é mentira (...)
Mentir é considerado o quinto pecado capital, mas quem já não teve de lançar mão desse recurso para se sair de uma situação complicada? Muita gente acredita que, se for uma mentirinha inofensiva que não prejudique ninguém, não faz mal. Mesmo que isso funcione algumas vezes, mais vale uma verdade dolorida do que uma mentira mal contada.
(...)
O Diário do Norte do Paraná, 1.º/04/2005.

Excerto 2
(...)
A interpretação da mentira depende, portanto, do “código de ética” seguido pelo mentiroso. Para o utilitarista, por exemplo, a mentira se justifica quando, através dela, se produz maior felicidade. Esse é o caso do comentário que se faz ao moribundo (“como você está bem ...”) ou do consolo do dentista (“não vai doer nada ...”) ou da formalidade dos adversários quando se encontram em público (“que prazer em vê-lo ...”) ou mesmo do final da carta desaforada (“com a minha alta estima e elevada consideração ...”).
(...)

José Pastore, Folha de S. Paulo, 20/05/1987.


**************************************************************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FIM DA JORNADA!!