14 julho 2011

A GRANDE ARTE (RUBEM FONSECA)

















"Muitos anos antes de Cristo havia na Grécia um poeta, Arquíloco, que dizia: 'Tenho uma grande arte: eu firo duramente aqueles que me ferem'."

"Às vezes você parece maluco. Não sei do que você está falando."

"Minha arte é maior ainda: eu amo aqueles que me amam."


  *******************************************************************
     "Numa história que li, um homem condenado à morte está no patíbulo para ser enforcado e quando o carrasco lhe coloca a corda no pescoço ele pede que lhe dê mais um minuto de vida. 'Para que queres mais um minuto de vida?' , pergunta o carrasco. Responde o condenado " Quero pensar ainda um minuto na Belle Elize'. "
     Começamos a brincar um com o corpo do outro, usando as mãos e a boca, entretendo-nos mutuamente, provocando e estimulando o desejo da carne, com a urgência das pessoas acossadas.
     "Você também suplicaria por um minuto mais de vida para pensar numa mulher?"
     "Ele era marinheiro. A Belle Elize era uma escuna, na qual ele navegava pelos mares do mundo."


*******************************************************************
     
(Do romance A Grande Arte, de Rubem Fonseca)

Um comentário:

  1. Um grande filme ..." A grande arte" com Peter Coyote' et all.,... filmado no Rj...na dec. de 1980/90...Lapa e St. Teresa.....baseado no romance homonimo....quem viu sabe....abçs ai ao povo de 2021....

    ResponderExcluir

FIM DA JORNADA!!