10 janeiro 2011

COLOCAÇÃO PRONOMINAL























A colocação do pronome em relação ao verbo pode ser classificada em;

- próclise: antes do verbo 
(Nada se perde.)

- mesóclise: no meio do verbo 
(Dirigir-lhe-emos a palavra.)

- ênclise: depois do verbo 
(Fugiram-nos as palavras.)

A regra geral diz que se deve colocar o pronome enclítico, desde que não haja fator de próclise ou seja um dos futuros do indicativo, com atenção aos casos especiais
.
São fatores de próclise:

- oração negativa, desde que não haja pausa entre o verbo e as palavras de negação.
a) Ninguém se mexe.
b) Nada me abala.

Se a palavra negativa preceder um infinitivo não-flexionado, é possível a ênclise:
Calei para não magoá-lo.

- frases exclamativas (começadas por palavras exclamativas) e optativas (desejo).
a) Deus te guie!
b) Quanto sangue se derramou inutilmente!

- conjunção subordinativa.
a) Preciso de que me responda algo.
b) O homem produz pouco, quando se alimenta mal.

A elipse da conjunção não dispensa a próclise: Quando passo e te vejo, exalto-me.
- pronome ou palavras interrogativas.
a) Quem me viu ontem?
b) Queria saber por que te afliges tanto.

- pronome indefinido, demonstrativo e relativo.
a) Alguém me ajude a sair daqui.
b) Isso te pertence.
c) Ele que se vestiu de verde está ridículo.

- advérbio (não seguido de vírgula) e o numeral ambos.
a) Aqui se vê muita miséria.
b) Aqui, vê-se muita miséria.
c) Ambos se olharam profundamente.

Se o sujeito estiver logo antes do verbo, a próclise será facultativa. Este fator, entretanto, não pode quebrar o princípio dos fatores de próclise.
Ele se feriu ou ele feriu-se.

a) O homem se recupera ou o homem recupera-se. Ninguém me convencerá.
b) Tudo se fez por uma boa causa.

Por questão de eufonia, pode-se preferir a próclise ao invés da ênclise, quando o sujeito vier antes do verbo
"Cada dia lhe desfolha um afeto."
Você viu-o.
Você o viu.

O uso de mesóclise:

Respeitados os princípios de próclise, far-se-á mesóclise caso o verbo esteja nos tempos futuros do indicativo.

Dar-te-ia = daria + te.
dar-te-ei = darei + te.

a) Diante da platéia, cantar-se-ia melhor.
b) Os amigos sinceros lembrar-nos-ão um dia.

Usa-se ênclise:

- em início da frase ou após sinal de pontuação.
- casos não proclíticos e não mesoclíticos em geral.
- nas orações imperativas afirmativa.

Procure suas colegas e convide-as.

- junto ao infinitivo não flexionado, precedido da preposição a, em se tratando dos pronomes o/a (s).
a) Todos corriam a escutá-lo com atenção.
b) Ele começou a insultá-la.
c) Nem sei se nos tornaremos a vê-los novamente.

Estando o infinitivo pessoal regido da preposição para, é indiferente a colocação do pronome oblíquo antes ou depois do verbo, mesmo com a presença do advérbio não.
a) Silenciei para não irritá-lo.
b) Silenciei para não o irritar.

Quanto às formas infinitas e locuções verbais:


- infinitivo, regra geral = ênclise (Viver é adaptar-se.)

Admite-se também a próclise se o infinitivo não-flexionado vier precedido de preposição ou palavra negativa (para te servir / servir-te, não o incomodar / incomodá-lo)

Se o pronome for o/a (s) e o infinitivo regido da preposição a, é obrigatória a ênclise.

Se o infinitivo vier flexionado, prefere-se a próclise (desde que não inicie o período)

- gerúndio, regra geral = ênclise

A próclise é obrigatória se: o gerúndio vier precedido da preposição em ou se o gerúndio vier precedido de advérbio que o modifique diretamente, sem pausa (Em se tratando de colocação pronominal, sei tudo!)

- particípio,

Sem auxiliar não admite próclise ou ênclise e sim a forma oblíqua regida de preposição.
Concedida a mim a preferência, farei por merecê-la. 

Para as locuções verbais:

- auxiliar + infinitivo (podem os pronomes, conforme as circunstâncias, estar em próclise ou ênclise, ora ao verbo auxiliar, ora à forma nominal.)
Devo calar-me / devo-me calar / devo me calar
Não devo calar-me / não me devo calar / não devo me calar.

Mesmo com fator de próclise, a ênclise no infinitivo é correta.
- Auxiliar + preposição + infinitivo (Há de acostumar-se / há de se acostumar - Não se há de acostumar / não há de acostumar-se.)

- Auxiliar + gerúndio (podem os pronomes, conforme as circunstâncias, estar em próclise ou ênclise, ora ao verbo auxiliar, ora à forma nominal.):
Vou-me arrastando / vou me arrastando / vou arrastando-me
Não me vou arrastando / não vou arrastando-me.

Com fator de próclise, o pronome não pode aparecer entre os verbos.

Auxiliar + particípio (os pronomes se juntam ao auxiliar e jamais ao particípio, de acordo com as circunstâncias.

a) Os amigos o tinham prevenido.
b) Os amigos tinham-no prevenido.

*********************************************************

3 comentários:

  1. Anônimo9:32 AM

    Muito Interessante este epaço.Tem todos os temas que eu estava à PROCURA.Gostei muuuuuuuuitooooooooooo.bjs e + bjs.....................

    ResponderExcluir
  2. Obrigado e continue desfrutando!!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo5:01 PM

    MELHOR BLOG DE PORTUGUÊS, SÓ LINGUAGEM!!!

    ResponderExcluir

FIM DA JORNADA!!