26 março 2012

EXERCÍCIOS DE MORFEMAS





















01. Marque o item em que há erro quanto à análise da forma verbal "cantávamos".
a) cant- : radical
b) -á-: vogal temática
c) cantá- : tema
d) -va-: desinência de pretérito imperfeito do subjuntivo
e) -mos : desinência de 1ª pessoa do plural

02. Assinale a opção em que o vocábulo não apresenta desinência de gênero.
a) primeira
b) incômoda
c) adulta
d) analfabeta
e) criatura

03. Assinale a análise morfológica incorreta.
a) concordava; -va: desinência modo-temporal
b) matando; -a-: vogal temática da primeira conjugação verbal
c) deixara; deixa-: radical
d) gozar; -r: desinência de infinitivo
e) contribuiria; -ria: desinência modo-temporal

04. A alternativa que apresenta os elementos mórficos, destacados na palavra com correção gramatical é:

a) pareciam: parec-: radical; -ia: vogal temática; parecia-: tema; -m: desinência modo-temporal.
b) sopravam: sopr-: radical; -a: vogal temática; sopra-: tema; -va-: desinência modo-temporal; -m: desinência número-pessoal.
c) mergulhando: mergulha-: radical; -n-: consoante de ligação; -do: desinência modo-temporal.
d) caía: caí-: radical; -a: vogal temática; caía: tema.
e) estava: est-: radical; -a: vogal de ligação; -va: desinência modo-temporal.

05. Marque a opção em que há ERRO na identificação do elemento mórfico em destaque:
a) considero – desinência número-pessoal;
b) sertanejos – desinência de número;
c) nascem – radical;
d) conta – desinência de gênero;
e) idioma – vogal temática.

06. Assinale a opção em que se ERROU na classificação do elemento mórfico em destaque:

a) irreversível – VEL – sufixo;
b) seriam – RIA – desinência modo-temporal;
c) caatinga – A – desinência de gênero;
d) áridos – S – desinência de número;
e) vivendo – E – vogal temática.

07. Assinale a opção em que se caracterizou ERRONEAMENTE o elemento mórfico em destaque:
a) ameaçam - M = desinência número-pessoal;
b) seja - A = desinência modo-temporal;
c) maneira = A – desinência de gênero;
d) informe = IN – prefixo;
e) pode – E = vogal temática.

08. Considerando sua estrutura, a palavra im/plant/a/mos/ apresenta os seguintes elementos mórficos (morfemas):

a) prefixo + radical + tema + vogal temática + desinência número-pessoal.
b) prefixo + radical + tema + desinência número-pessoal
c) prefixo + radical + desinência número-pessoal.+ desinência modo-temporal
d) prefixo + radical + tema + desinência modo- -temporal
e) prefixo + radical + vogal temática + desinência número-pessoal.

09. Assinale a denominação do elemento morfológico "E"de "CANTEMOS"
a) desinência modo-temporal
b) tema
c) vogal de ligação
d) vogal temática
e) desinência número-pessoal

10. Assinale a palavra em que a consoante grifada faz parte da raiz, não sendo consoante de ligação como nas demais:
a) bambuzal
b) lapisinho
c) cafeteira
d) chaleira
e) paulada

11. Assinale a alternativa que apresenta um erro quando à classificação do elemento mórfico destacado na palavra:
a- aflitivo – desinência nominal de gênero
b- gentinha – vogal temática
c- moça – desinência nominal de gênero
d- fogos – desinência nominal de número
e- caderno – vogal de ligação

12. Assinale o vocábulo cujo elemento mórfico destacado não corresponde à classificação do “a” de “pequena”.
a) perfumadas
b) violenta
c) louca
d) criança
e) formosa

13. Assinale a alternativa correta quanto à estrutura mórfica:
I - Desdobravam decompõe em:
des + dobr + a + va + m.
II - Esses elementos mórficos são:
prefixo + radical + vogal temática + desinência modo-temporal + desinência número-pessoal.
III - É, pois, um verbo da primeira conjugação, flexionado no pretérito imperfeito do indicativo, terceira pessoa do plural.

a) Estão corretas I e II.
b) Estão corretas II e III.
c) Estão corretas I e III.
d) Todas estão corretas.
e) Todas estão incorretas.
14) O vocábulo OSTENTANDO apresenta em sua estrutura os seguintes elementos mórficos:

a) o radical OSTENTA e o prefixo –NDO.
b) O radical OSTENT-, a vogal temática –A, o tema OSTENTA e a desinência –NDO.
c) O prefixo OS-, o radical TENT-, a vogal temática –A e a desinência –NDO.
d) O radical OSTENTA, o tema OSTENT- e a desinência –NDO.
e) O radical –NDO, o tema OSTENT- e a vogal temática –A.


GABARITO - 1D - 2E - 3C - 4B - 5D - 6C - 7C - 8E -
                       9A - 10B - 11E - 12D - 13D - 14B


***********************************************************



80 comentários:

  1. Anônimo1:01 PM

    Pq a questão 9 é a letra "a" e não a "d"? No verbo "cantemos" o "e" devia ser vogal temática e não desinência modo-temporal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo12:06 PM

      concordo!
      favor, formulador do exercício de pronunciar!

      Excluir
    2. Anônimo12:54 PM

      A questão 9 está correta, porque na forma "primitiva" é CANTAR e assim, quando passa a ser CANTEMOS a vogal A é retirada.

      Excluir
    3. Anônimo1:52 PM

      你們是啞巴!

      Excluir
    4. Anônimo4:53 PM

      ta certa!!

      Excluir
    5. ta certo! a letra 'e' é desinencia modo temporal porque indica o imperativo!

      Excluir
    6. Anônimo1:16 PM

      Concordo com vc...

      Excluir
    7. Amigos, a resposta é "a" - Por que é uma vogal temática, indicadora de gênero e número. O gabarito foi errado. "mos" que indicará modo e tempo.

      Excluir
    8. José Henrique7:14 PM

      tanto para os verbos, quanto para os substantivos, temos formas atemáticas.

      No caso dos verbos, as formas atemáticas se destacam no tempo presente do

      subjuntivo:

      Cante - cant / e - para a primeira conjugação
      Venda - vend / a - para a 2ª conjugação
      Parta - part / a - para a 3ª conjugação

      Excluir
    9. Anônimo4:17 PM

      e que cheguemos a conslusão, "A" ou "E"

      Excluir
    10. Anônimo3:01 PM

      Parabéns!! Questões muito bem formuladas!

      Excluir
    11. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    12. Meu o E não pode ser desinência modo temporal pq não indica nada se tá no futuro ou no passado

      Excluir
    13. Anônimo6:57 PM

      Que eu cantE, Que eu vendA, Que eu PartA. As vogais E,A e A são desinências modo-temporais, pois marcam o presente do subjuntivo. As vogais temáticas verbais são: A para a 1ª conjugação; E para a 2ª e I para a 3ª.

      Excluir
    14. A vogal temática desse verbo é A, pois colocando o verbo no infinitivo temos CANTAR. A vogal temática indica em que conjugação o verbo se encontra: 1ª, 2ª ou 3ª.

      Excluir
    15. Está correto. Cantemos [verbo no subjuntivo. 1ªp.p]
      Cant- 0 - E - MOS
      (radical - morfema zero (vogal temática suprimida) - DMT - DNP)

      Excluir
  2. Anônimo7:03 AM

    concordo plenamente!!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo12:12 PM

    eu acho que a questão 9 está incorreta mesmo... creio que a resposta certa seja letra "d"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo2:03 PM

      Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Anônimo4:33 PM

      vai tomar no cu palhaço.. ele só expressou a opinião dele, e o q vc acha q ele estava fazendo nesse site? batendo punheta?

      Excluir
    3. Anônimo12:57 PM

      "Caralho cara tu é oq?
      Eu sou do sétimo ano..."
      #euri

      Excluir
    4. Anônimo10:50 AM

      muito samba e curtição

      Excluir
  4. Anônimo3:56 PM

    na minha opinião a letra A está correta, pois o verbo ''CANTEMOS''' está indicando que o verbo está sendo conjugado no presente do indicativo.
    E a letra D tbm está correta, pois no verbo ''CANTEMOS '' encontramos a vogal temática E. pode ser que as duas respostas estejam corretas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo4:46 PM

      pode ser que seje a letra E, porque desinencia numero - pessoal indica a pessoa do discurso e o numero, e nesse caso seria 1° pessoa do plural ''nós''.

      Excluir
    2. Anônimo4:35 AM

      COMO ASSIM?O PENÚLTIMO COMENTÁRIO AFIRMA'encontramos a vogal temática E" O 'E'NESSA PALAVRA NÃO É VOGAL TEMÁTICA!A VOGAL TEMÁTICA DO VERBO CANTAR É O 'A'.RESUMINDO NÃO É A ALTERNATIVA D,POIS A VOGAL TEMATICA E´AQUELA QUE DEPOIS DO RADICAL É A MESMA VOGAL DO VERBO NO INFINITIVO
      EX:CANTAR
      CANTAS= O SEGUNDO'A':VOGAL TEMÁTICA

      Excluir
    3. Anônimo12:54 PM

      calma cara

      Excluir
  5. Concordo com o último comentário, a vogal temática do verbo cantar é A e indica a conjugação...

    ResponderExcluir
  6. Anônimo4:18 PM

    A forma verbal cantemos encontra-se no presente do subjuntivo. Conjugando:
    cant-e
    cant-e-s
    cant-e
    cant-e-mos
    cant-e-is
    cant-e-m
    Assim, não aparece sua vogal temática, que nesse caso por se tratar de um verbo de 1ª conjugação seria a vogal "a" (radical cant+ vogal temática "a" = tema (canta).
    Portanto o presente do subjuntivo não apresenta VT(vogal temática) em nenhuma das pessoas, constituindo-se assim um tempo atemático da língua portuguesa.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a forma verbal de cantemos não se encontra no presente do imperativo?


      Excluir
  7. Anônimo11:01 AM

    Alguem pode me explicar a letra A da 4?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo6:37 PM

      a 4 é a "B" não a "A"!!!

      Excluir
  8. Anônimo3:00 PM

    Pessoal sou aluno do 9º ano, poderiam me explicar mas fluentemente pq na 9º questão o "e" é DMT, sendo sua forma primitiva "a" de cant+a+r como VT?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo4:55 PM

      então meu filho, cantar, a vogal tematica é A...

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  9. Anônimo6:26 AM

    Na número 3, letra B: na palavra matAndo, o "A" não deveria ser vogal de ligação? Pois está preparando para uma desinência (ndo)...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo4:57 PM

      n aui, pq olha só, MATANDO, o radical é MAT, loga a vt é A. Ta certa!

      Excluir
    2. Anônimo3:24 PM

      A questão pede a alternativa incorreta! Também me confundi...

      Excluir
  10. gente, me ajudem por favor! na questao numero dez pra mim não tem nenhuma certa, nem mesmo a B porque na palavra lapiz o z faz parte do radical mas qnd muda pra lapisinho o s vira consoante de ligaçao não é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo5:19 PM

      a palavra é lápis, sendo o "s" parte da palavra e o "inho" sufixal indicando diminutivo

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo5:48 PM

      Falta de educação, fica excluindo comentários dos fãs, realmente uma revolta. Eu vó queimar sutiã, gritar na hora e fazer macumba depois dessa indigna exclusão de comentário. Realmente estou perplexa. Pra enfatizar minha surpresa irei exclamar "uauuuu"!

      Excluir
  12. Anônimo1:52 AM

    no presente do modo subjuntivo não possui vogal temática nem na primeira, nem na segunda, nem na terceira conjugação...

    ResponderExcluir
  13. Anônimo2:51 PM

    Isso é mto facil fiz uma prova semana passada espero que fui bem, mas sempre me ferro na interpetação de texto, descobri esse site pq tinha uma questão na prova igual o numero 6.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo1:03 PM

    Blablabla

    ResponderExcluir
  15. Anônimo4:15 PM

    A resposta na 9 questão num deveria ser letra ''c''? Por que o ''E'' do ''Cant-e-mos' liga o ''Cant'' do ''Mos''

    ResponderExcluir
  16. Anônimo5:29 PM

    No caso da 11 o "o" de aflitivo é desinência nominal de gênero, pois existe "aflitiva". Logo, este "o" não é vogal temática.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo4:21 AM

    Muito obrigada pelos exercícios! ^_^

    ResponderExcluir
  18. Anônimo12:07 PM

    a questão 4 esta errada é a letra c que é a certa !!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo12:08 PM

      concordo

      Excluir
    2. o radical é mergulh, por isso nao é a C

      Excluir
    3. o radical é mergulh, por isso nao é a C

      Excluir
  19. Anônimo12:22 PM

    a9 deveria ser a letra c nao a ''a''

    ResponderExcluir
  20. Anônimo12:12 PM

    Eu acho que na questão 9 deveria ser a alternativa D, pois ocorreu um alomorfe de vogal temática, isto é, quando em outra conjugação do verbo a VT muda
    Ex:.Cantar - a- VT
    Cantei - e - VT

    ResponderExcluir
  21. Anônimo2:55 PM

    A question 13 esta incorreta pois nao existe silaba sem vogal, e a ultima silaba esta com sendo "m" e n
    A resposta certa é que todas sao corretas

    ResponderExcluir
  22. A questão 7 não tem resposta, pois maneira como adjetivo tem gênero oposto: livro maneiro / bolsa maneira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leandro,
      Na verdade, há questões capciosas assim como há "questionadores capciosos".
      Não diria que não há resposta, porém se a palavra for entendida como adjetivo não se tratará de uma vogal temática logicamente.

      Um abraço!

      Excluir
  23. Obrigado pelos exercícios me ajudaram muito!

    ResponderExcluir
  24. A todos que expuseram seus comentários, quero registrar que o Solinguagem existe justamente com esse propósito de fomentar o estudo da língua portuguesa.

    Lamento que nem sempre posso responder a tantos questionamentos e gostaria de lembrar que o blog apresenta, sim, algumas imperfeições, mas por certo há muito mais de edificante e prestativo nele do que o contrário. Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  25. "maneira" na questão 7 não poderia ser um adjetivo, contendo assim, desinência de gênero?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderia, sim, mas veja que sem um contexto, a palavra normalmente é entendida como um substantivo. De qualquer forma, nenhuma outra análise, nessa questão, está incorreta.

      Um abraço!

      Excluir
  26. Anônimo4:40 PM

    na questão 11 por que a alternativa é a letra "E" (vogal de ligação) sendo que não liga a nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      justamente por isso que ela está incorreta, como pede o enunciado.

      Excluir
    2. Mas a alternativa A também está incorreta.

      Excluir
  27. Anônimo10:55 AM

    porque o enunciado pedi a alternativa errada.

    ResponderExcluir
  28. Anônimo10:57 AM

    *Porque o enunciado pede a alternativa classificada incorretamente.

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Poderiam me dizer qual seria a análise correta do verbo "pareciam" na questão 4?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bianca,
      Eis a análise correta:
      pareciam: parec-: radical; -ia: desinência modo-temporal; -m: desinência número-pessoal.

      Um abraço!

      Excluir
  31. Anônimo8:47 AM

    O que é desinência nomimal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Desinência nominal é a terminação dos nomes (substantivos/adjetivos)que indica se uma palavra está, por exemplo, no plural ou no feminino.

      Um abraço!

      Excluir
  32. Assinale a alternativa em que NÃO há alomorfia. Justifique sua resposta. Além disso, para as que apresentam alomorfia, determinem se são fonologicamente ou lexicalmente condicionadas:
    a) país/países
    b) eu sonhava/ele sonhava
    c) nós falávamos/vós faláveis
    e) eu digo/ele diz
    f) ator/atriz
    g) pedra/pedrada




    ALGUEM SABE A RESPOSTA DESSE EXERCÍCIO?

    ResponderExcluir
  33. Também fiquei em duvida na 9.
    Mas ok
    Muito bom os conteúdos...sempre terá um perdido como eu a procura de algo exatamente desse jeito
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Veja os morfemas(partes)do verbo "cantemos":
      CANT - radical
      E - desinência modo-temporal (Observe que a vigal temática "A" do verbo cantar não aparece nesta conjugação.)
      MOS - desinência número-pessoal (Ou seja, parte do verbo que indica a pessoa do verbo "nós")

      Um abraço!

      Excluir
  34. Anônimo2:58 PM

    alguém me explica a 5??????

    ResponderExcluir
  35. Na palavra irrevescível O ( í ) é qual elemento mórfico

    ResponderExcluir

FIM DA JORNADA!!